Nobuo Uematsu não está satisfeito com algumas músicas atuais dos jogos
Lendário compositor de Final Fantasy diz que trilhas não vão evoluir se continuarem copiando filmes
Nobuo Uematsu, responsável por fazer as trilhas sonoras de Final Fantasy I-IX e que também trabalhou em outros jogos da franquia depois disso, explicou não acreditar que algumas trilhas feitas para jogos atuais sejam tão interessantes quanto aquelas dos jogos mais antigos.
Em uma entrevista concedida ao canal de YouTube NewsPicks e traduzida pela página Automaton (via VGC), Uematsu explicou que, para ele, jogos que optam por trilhas sonoras parecidas com aquelas usadas em filmes de Hollywood estão atrapalhando o progresso das músicas feita para jogos.
Uematsu disse como as limitações das gerações 8 bits e 16 bits o forçava a ser criativo sobre como fazer as músicas para os primeiros Final Fantasy.
Ele também afirmou que continuou usando métodos similares no primeiro PlayStation, embora nessa época já fosse possível ter músicas com qualidade de som de CD, pois queria evitar que o jogo pausasse para reproduzir um novo áudio sempre que mudava da exploração para a batalha.
No entanto, de Final Fantasy X no PlayStation 2 em diante, o compositor disse que a música feita para jogos entrou “em um período onde podíamos fazer praticamente tudo” e que ficou “mais fácil expressar diferentes gêneros musicais (como rock e jazz) dentro da música do jogo”.
Segundo ele, isso fez com que as músicas ficassem menos interessantes nos jogos, porque alguns diretores e produtores querem apenas “músicas parecidas com trilhas sonoras de filmes nos jogos”.
“As pessoas precisam ter mais liberdade ao criar [músicas para jogos]”, explicou Uematsu, senão “a música para jogos não pode se desenvolver mais”.
“A música para jogos se tornará mais interessante se os compositores considerarem ‘o que só eu posso fazer?’ e usarem seu próprio conhecimento e experiência para serem verdadeiramente criativos”, acrescentou.
Uematsu disse recentemente estar sem energia para trabalhar na trilha sonora completa de outro jogo, afirmando que algo assim leva “dois ou três anos”, mas ainda consegue fazer uma ou outra música para certos jogos, como foi o caso da música tema de Final Fantasy VII Rebirth.