Os 10 melhores jogos da Marvel de todos os tempos
Conheça os títulos lendários de alguns dos super-heróis mais queridos da Marvel e o que os fazem ser tão especiais
Com o passar dos anos, diversas produtoras de conteúdos audiovisuais ficaram interessadas em participar do mercado gamer. Em um nicho que só cresce, uma grande parcela do público fiel e apaixonado por personagens icônicos do cinema e da televisão migrou para os videogames. Isso fez com que a demanda de títulos novos só aumentasse. Uma das empresas que está presente desde o início desse processo nos jogos é a Marvel.
Super-heróis sempre foram referência em desenvolvimento de projetos. Nos videogames, o cenário é ainda mais abrangente, tornando possível a narração de velhas, novas e reinvenções de histórias para o público. Alguns dos heróis mais famosos atualmente são do universo Marvel — este que continua se expandindo — e os fãs tiveram a oportunidade de jogar com eles em games que marcaram suas épocas.
Com base nisso, hoje trazemos uma lista com os 10 melhores jogos da Marvel já feitos na indústria dos games. Com histórias para todos os gostos, cada um contempla um nicho específico e cumpre muito bem os seus propósitos. Vale lembrar, claro, que essa é uma seleção com recorte temporal até 2021, mas aberta para os futuros títulos já anunciados. Com certeza eles vão chamar bastante atenção nessa nova geração de consoles.
Esquematizada por ordem de lançamento, a nossa lista é fundamentada em jogos nostálgicos e recentes, que apresentam mecânicas inovadoras ou bem resolvidas com suas propostas e, sobretudo, aclamadas pela crítica especializada, de acordo com a pontuação no Metacritic. É bem provável que você já tenha tido contato com alguns dos seguintes games.
Marvel vs. Capcom 2: New Age of Heroes (2000)
O primeiro jogo da lista é um clássico sem precedentes. Marvel vs Capcom 2: New Age of Heroes é o segundo jogos de uma franquia famosa do gênero de luta em que personagens das duas empresas se enfrentam em um torneio eletrizante.
Uma das características mais notáveis desse título, além do crossover interessante, é a trilha sonora que é um show à parte. As mecânicas são simples, mas bem eficientes para garantir o entretenimento do jogador.
Com 56 heróis disponíveis (metade desbloqueável ao longo do jogo), é possível escolher uma equipe com três figura e lutar contra outra da mesma quantidade, assim como é em jogos de arcade. Com esse poder em mãos, reunir um grupo com Megaman, Homem de Ferro e Jill Valentine se torna realidade.
Marvel vs Capcom 2 ficou disponível para PlayStation 2, Xbox, Xbox 360, PlayStation 3, Arcade Game, Dreamcast, Android e iOS.
The Incredible Hulk: Ultimate Destruction (2005)
The Incredible Hulk: Ultimate Destruction é tão caótico quanto o nome entrega, mas de um jeito divertido. Controlando o grande Hulk, o jogador pode quebrar tudo que ver pela frente neste jogo de mundo aberto.
É possível realizar missões, derrotar chefes como o Abominável, ou simplesmente caminhar pelas ruas da cidade, escalar prédios e começar o show de destruição usando seus poderes especiais ultrafortes. É realmente um título notável.
Ultimate Destruction foi lançado na época para Xbox, Nintendo GameCube e PlayStation 2.
Marvel: Ultimate Alliance (2006)
Marvel: Ultimate Alliance é o primeiro de uma franquia que fez bastante sucesso. O jogo RPG de ação reúne diversos personagens do universo Marvel, do Homem-Aranha ao Motoqueiro Fantasma, em uma campanha dividida em dois modos, online ou co-op.
O gameplay funciona com uma equipe de quatro personagens. Combinando uma variedade de habilidades, os jogadores precisam derrotas vários inimigos nas mais de 15 fases disponíveis e aprimorar seus poderes por onde passam. Este é um título muito popular e bem-sucedido entre o público.
Ultimate Alliance foi lançado para Game Boy Advance, PSP, PlayStation 2, PlayStation 3, Nintendo Wii, Xbox, Xbox 360 e PC.
X-Men Origins: Wolverine (2009)
Recentemente, foi anunciado o mais novo jogo do Wolverine pela Insomniac Games. O título vai chegar em breve para a nova geração de consoles e promete entregar uma versão surpreendente do personagem. O último jogo solo de sucesso do herói foi X-Men Origins, Wolverine.
Sob o mesmo título do filme já conhecido, o game segue a origem do personagem, com foco no surgimento da Arma X. O principal foco da história é a busca de vingança pela falsa morte da amante de Wolverine. O jogador consegue desbloquear novas habilidades ao longo da campanha, mudar de uniforme e enfrentar batalhas sangrentas com suas garras.
Na época, o jogo de Wolverine havia sido lançado para PC, Nintendo DS, PlayStation 2, PlayStation 3, Nintendo Wii e Xbox 360.
Marvel Future Fight (2015)
Marvel Future Fight é um dos principais projetos da Marvel para o setor mobile de games. Trazendo mais de 200 personagens jogáveis, incluindo Os Vingadores, X-Men, Quarteto Fantástico e mais, o título traz diversão em um gameplay comum de RPG.
Cinco modos estão disponíveis no jogo: História, centrados no Homem de Ferro, Capitão América e Viúva Negra; Dimensional, que permite a batalha contra inimigos de outras dimensões em favor de recompensas; Envio, em que personagens são enviados para buscar suprimentos; Heroica, no qual o jogador completa a história de um personagem específico; e, por fim, Épica, que reúne missões de um entorno de um dos protagonistas.
Marvel Future Fight no Android
Guardians of the Galaxy: The Telltale Series (2017)
Antes do novo jogo dos Guardiões da Galáxia, que sai no fim deste mês, existiu a versão da Telltale Games. O jogo explora uma missão importante que envolve os membros da trupe. Ao saírem em busca de suporte, muitos inimigos aparecem para detê-los.
Divididos em cinco capítulos, o título retoma o estilo clássico de uma produção da Telltale: um game de narrativa interativa em que o jogador explora cenários, debloqueia diálogos e decide o futuro da história.
Guardians of the Galaxy foi retirado das plataformas digitais a pedido da Telltale. Até então, o jogo estava disponível para Nintendo Switch, Xbox One, PlayStation 4, PC, Android e iOS.
LEGO Marvel Super Heroes 2 (2017)
LEGO Marvel Super Heroes 2 é a sequência de uma franquia famosa que traz os famosos personagens da Marvel em miniaturas fofas e bem-humoradas. A história é centrada na chegada de Kang, O Conquistador, que precisa ser impedindo pelos super-heróis (e vilões) em uma batalha que compreende o espaço-tempo.
Este é um jogo clássico LEGO, com exploração de cenário e rica disposição de elementos que tornam o gameplay diversificado e interessante. E, com os poderes dos heróis, a aventura fica ainda mais divertida.
LEGO Marvel Super Heroes 2 na Steam
LEGO Marvel Super Heroes 2 no PS4
LEGO Marvel Super Heroes 2 no Xbox One e Xbox Series X/S
LEGO Marvel Super Heroes 2 no Nintendo Switch
Marvel’s Spider-Man (2018)
Eleito como um dos melhores jogos de seu ano e indicado sete vezes no The Game Awards 2018, Spider-Man é um dos títulos imperdíveis para quem possui um console da PlayStation. Até mesmo quem não conhece muito sobre o herói pode se apaixonar pela saga de Peter Parker.
O jogo de ação e aventura situa o Homem-Aranha na caótica Nova York, que precisará derrotas variados inimigos e trazer de volta a paz na cidade. Além de ser inteligente em seus recursos de personalização de roupas, poderes e missões, o game é extremamente simpático e muito suave de ser jogado. As imagens também são lindas!
Uma versão remasterizada para PlayStation 5 também foi disponibilizada para os jogadores aproveitarem a potencial dos gráficos da nova geração nessa produção sensacional.
Marvel’s Spider-Man Remastered no PS5
Marvel’s Iron Man VR (2020)
Iron Man VR é o nosso representante da lista em jogos de realidade virtual. Lançado para PlayStation 4, o jogo põe o jogador no uniforme robótico e supertecnológico de Tony Stark, que precisa se defender de um ataque de uma hacker autointitulada de Fantasma.
As críticas ao game foram solicitas e resultaram em uma média positiva. Os cenários são bem interativos e entregam uma experiência bem imersiva ao jogador. Se você possui um aparelho VR, experimente!
Marvel’s Spider-Man: Miles Morales (2020)
Não poderíamos encerrar a nossa lista sem o incrível jogo de Miles Morales. Quase como uma extensão do primeiro título de 2018, o jogador incorpora a visão do personagem que está descobrindo como conciliar a vida pessoal com a de Homem-Aranha.
Na progressão do jogo, Miles desenvolve novos poderes (muito divertidos de testar em confrontos) e os usa para derrotas uma facção que invadiu Nova York e está comprometendo a segurança dos moradores da cidade.
Esse título é tão inteligente quanto o anterior, mas traz um charme especial ao apresentar a história de Miles de uma maneira certeira. Os fãs que zeraram o game já estão ansiosíssimos para a sequência anunciada recentemente, cujo vilão será ninguém menos que Venom, o arqui-inimigo do super-herói.
Marvel’s Spider-Man: Miles Morales no PS4 e PS5
E aí, já ouviu falar também do multiverso da Marvel?