Otimização é o foco de Rainbow Six Mobile, diz desenvolvedor
Justin Swan conta que Brasil é uma região importante para o sucesso do game de tiro para celular da Ubisoft
Rainbow Six Siege Mobile é a aposta da Ubisoft no segnento de jogos de tiro para dispositivos móveis e a versão beta do game está em teste em diversos países, incluindo o Brasil, desde o dia 12 de setembro.
Rainbow Six Siege foi lançado em 2014 para PC e consoles, plataformas em que coleciona fãs no mundo todo e atrai os jogadores que preferem um jogo de tiro em primeira pessoa que valoriza elementos mais estratégicos. Agora, a produtora francesa quer repetir o sucesso nos celulares.
Ainda sem data de lançamento, Rainbow Six Mobile se encontra com a produção focada na otimização do game para o maior número de dispositivos possíveis. Foi o que contou Justin Swan, diretor criativo do jogo em entrevista ao Game On.
Uma das preocupações que os jogadores têm quando inicia-se a produção de um game mobile é com relação ao suporte desse jogo em dispositivos menos avançados tecnologicamente, especialmente em países como o Brasil, em que existe uma enorme disparidade econômica e acesso à tecnologia.
Porém, Justin garantiu que a Ubisoft compartilha dessa preocupação e reserva grande parte do esforço do atual estágio de desenvolvimento do jogo justamente para essa otimização. ”Uma coisa que sabemos é que o Brasil é super importante pra gente, assim como regiões como a Filipinas, e sabemos que essas regiões possuem um potencial enorme, mas também possuem celulares mais limitados. Não consigo dizer com certeza ainda como será o resultado final, mas estamos super focados em suportar o máximo de dispositivos possível porque sabemos como é importante.”
Além disso, a expansão da franquia para os dispositivos móveis abre espaço para a chegada de novos jogadores na comunidade, por isso, Swan explica a necessidade de estabelecer uma barreira de entrada baixa, ou seja, garantir que os novos jogadores consigam jogar mesmo sem conhecer as versões originais.
“É muito importante que a gente não faça esse jogo só para o público que já joga no PC e nos consoles, estamos fazendo esse jogo para que mais pessoas possam começar a fazer parte dessa comunidade e conhecer o mundo de Rainbow Six Siege", conta.
Trabalho para um ambiente menos tóxico
Atualmente, um dos maiores inimigos dos jogadores de FPS online é a trapaça. São poucos os games que conseguem eliminar com eficácia os cheaters e, infelizmente a versão padrão de Rainbow Six enfrenta dificuldades neste aspecto. Segundo o diretor, Rainbow Six Mobile irá se esforçar para barrar não só os trapaceiros, mas também os jogadores tóxicos.
“Nós sabemos como é importante não ter uma comunidade tóxica e sabemos que muitos jogos, jogos muito competitivos, acabam desenvolvendo comunidades bem tóxicas. Isso foi uma coisa bem complicada que tivemos que desenvolver e fazer funcionar, mas foi extremamente necessário. Já com relação à toxicidade, nós fizemos várias coisas, por exemplo, nós não temos ‘fogo amigo’, então você não pode causar dano no seu teammate", analisa.
Por fim, Justin aponta que está empolgado com a "lore" do jogo e fala da narrativa pretendida com as novas entradas da franquia Rainbow Six. “Isso vai estar muito conectado com o nosso BattlePass, então a cada temporada do Pass teremos uma narrativa sobre diversos operadores tentando resolver problemas juntos e os quadrinhos acabam entrando nisso também.”
Previsto para celulares Android e iOS, Rainbow Six Mobile ainda não tem data de lançamento definida.