Na última quarta-feira (4) a Disney anunciou o fim da produtora de jogos LucasArts, após a compra da LucasFilm por US$ 4,05 bilhões, em outubro de 2012. Considerando a desfavorável posição de mercado do estúdio de games, o fechamento da desenvolvedora deixou os gamers dos anos 1990 de luto.
Tendo seu ápice na última década do século 20, a LucasArts ficou famosa principalmente por seus jogos de aventura no estilo point & click para computador, além de jogos das sagas Indiana Jones e Star Wars.
Quem não se lembra no feroz motoqueiro futurista Ben e da trilha rock de The Gone Jackals em Full Throttle? Ou do humor negro de Grim Fandango e Sam and Max Hit the Road? Pensando nisso, o Terra selecionou 10 jogos que mais marcantes da LucasArts; confira.
Lançado em 1994, Full Throttle é um dos jogos mais lembrados da LucasArts. Desenvolvido por Tim Schafer, um dos principais funcionários do estúdio e posteriormente fundador da Double Fine, o game de aventura em 'point & click' apresenta a história de Ben, um motociclista líder de uma gangue em um futuro apocalíptico. Com um enredo bem amarrado envolvendo mistérios de paternidade, brigas em cima da moto e rcok n roll na trilha sonora - Full Throttle virou um clássico para computador nos anos 1990
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Outro clássico em point & click da LucasArts e o sétimo da desenvolvedora a usar SCUMM, Indiana Jones and the Fate of Atlantis chama a atenção por sua qualidade gráfica e sonora, além do enredo, que leva a três diferentes caminhos. Lançado em 1993, o jogo dá a opção de ir por um caminho mais minuciosos ou truculento no universos do desbravador interpretado por Harrison Ford. Infelizmente, sua sequência foi cancelada após algum tempo
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Criado em 1990 por Brian Moriarty, Loom é o quarto jogo de 'point & click' da LucasArts a usar o motor gráfico SCUMM e o mais fantasioso da desenvolvedora. Sua jogabilidade é centrada em quatro notas musicais que o protagonista Bobbin Threadbare toca em sua roca de fiar para resolver quebra-cabeças, aprendendo diversas melodias ao longo do jogo. Uma revolução na maneira de contar histórias
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Sequência de Maniac Mansion, Day of the Tentacle, de 1993, tem tudo que fez os jogos de aventura da LucasArts um sucesso nos anos 1990: 'point & click', Tim Schafer e um roteiro recheado de bom humor e desafios. Na história, o jogador comanda três personagens em tempo e espaço diferentes: um na época colonial dos Estados Unidos, um no presente e outro em um futuro onde um gigante tentáculo (sim, um gigante tentáculo) domina o mundo. Os protagonistas não podem viajar no tempo, mas suas pistas e ações interferem ao longo da história
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Primeiro jogo em 'point & click' da LucasArts, Maniac Manson, de 1987, é considerado um divisor de águas no gênero por seu motor gráfico SCUMM, que foi utilizado em diversos outros games do gênero. No game, você é introduzido à história de Dave, que deve entrar em uma mansão cheia de cômodos e loucuras para resgatar sua namorada de um cientista maluco
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Lançado poucos meses após o simulador de combate aéreo Star Wars X-Wing, o primeiro jogo da série Star Wars da Lucar Arts, Star Wars Rebel Assault, de novembro de 1993, chamou a atenção na época por técnicas de vídeos (full motion video) na narração do enredo, deixando-o com cara de cinema. Além disso, o jogo misturou o gênero de simulador de voo com e de tiro em terceira pessoa. Criado a principio para PC, Rebel Assault teve portabilidade para Sega CD, Mac e 3DO
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Lançado em 1995, Star Wars: Dark Forces foi o primeiro jogo da franquia Star War de tiro em primeira pessoa e foi desenvolvido após o sucesso comercial de Doom. O enredo apresenta o Jedi mercenário Kyle Katarn (que aparece em outros jogos da série Jedi Knights) trabalhando ao lado da Aliança Rebelde, que descobre que o Império está desenvolvendo o projeto Dark Trooper, para a criação de poderosos droids e stormtroopers. Abrindo mais um filão de jogos dentro da LucasArts, Jedi Knights teve mais quatro jogos de tiro em primeira pessoa
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Apesar de motociclistas, jedis, cães detetives e tentáculos gigantes, há que considere o jovem pirata Guybrush Threepwood, de The Secret of Monkey Island, o principal personagem dos games da LucasArts. Lançado em 1990, por Ron Gilbert, o jogo em 'point & click' se passava no mar do Caribe, na era de ouro dos piratas, e colocava o protagonista contra o fantasma LeChuck em busca do tesouro em Monkey Island, além de lutar pela liberdade da governadora Elaine Marley também sua paixão. O game fez tanto sucesso que no ano seguinte ganhou a sequência Monkey Island II: LeChuck's Revenge. Um nova versão para consoles e tablets também foi lançada em 2009, com mudanças na arte e dublagem
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Mais um jogo criado e roteirizado por Tim Schafer, Grim Fandango ganhou o status de cult por ser bem avaliado pelo público e não ser, necessariamente, um sucesso de vendas. Considerado um dos melhores 'point & click' de todos os tempos pela mídia especializada -como o site IGN -, o game tem como ambiente a terra dos mortos e é recheado de humor negro e referência noir, além de gráficos apurados e diferenciados para a época
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Desenvolvido em 1993 por Steve Purcell, Sam and Max Hit the Road é mais um 'point & click' da Lucas Arts recheado de diálogos subversivos e piadas nada politicamente corretas. O enredo segue o coelho Sam e o cachorro Max, que são detetives freelancers nada corretos em busca de casos e pistas pelas estradas norte-americanas, no estilo Thelma e Louise