Sony apresenta jogos em 3D estereoscópico
A tecnologia para transformar imagens ou filmes bidimensionais em tridimensionais, criando a ilusão de profundidade, não é nenhuma novidade. No cinema, ela já está tão avançada que as salas de exibição em 3D estereoscópico já é uma realidade, inclusive no Brasil. Filmes como
U2 3D(show da banda irlandesa reproduzido tridimensionalmente) e animações como
Casa Monstro,
Família do Futuroe o recente
Bolt, todos com versões em 2D e 3D, trazem a profundidade como um elemento a mais, aumentando a sensação de imersão do observador e oferecendo uma experiência muito mais empolgante.
» Veja imagens de Gran Turismo 5 Prologue
» Sony apóia jogos estereoscópicos 3D no PS3
» Game da Square vai aproveitar ondas cerebrais
Se depender da Sony, os games podem seguir o mesmo caminho. É que a empresa apresentou na semana passada, na Consumer Electronics Show (CES), em Los Angeles, uma tecnologia de óculos 3D similar a das modernas salas de cinema, porém para uso caseiro. Contudo, embora a Sony tenha exposto a tecnologia para quem quisesse experimentar, não revelou nenhum detalhe de seu funcionamento.
"Nós não falaremos sobre aspectos técnicos. Isso é apenas uma prévia do que o 3D poderá parecer se a Sony decidir seguir esta direção", disse um representante da Sony durante o evento. Foram apresentados dois jogos com a tecnologia, Gran Turismo Prologue e Wipeout HD, que exigiam o uso de óculos escuros similares aos de cinemas 3D. Um jornalista do site de games e tecnologia Ars Technica, que presenciou a demonstração, disse: "Eu não pude detalhar como o efeito 3D foi obtido ou se a TV poderia transformar qualquer conteúdo em 3D, mas o que é claro é que, com ou sem óculos, o efeito é impressionante".
Para Akira Shimazu, gerente geral sênior da divisão de desenvolvimento de negócios nos escritórios de audio e vídeo da Sony, "em nível de dados, o conteúdo de nossos jogos já traz o formato 3D e, portanto, não é difícil fazer a mudança para a visão estereoscópica. Atualmente, estamos esperando o padrão para o disco Blu-ray tridimensional ser estabelecido".Sem dar mais detalhes, Shimazu especula que os produtos baseados na tecnologia do 3D estereoscópico da Sony devem chegar apenas em 2010.
Ilusão de ótica
O efeito de profundidade em imagens bidimensionais pode ser obtido de diferentes maneiras, com ou sem o uso de óculos especiais. No caso dos filmes ou dos videogames, a sensação de profundidade é causada por uma projeção dupla das imagens da cena em pontos de observação ligeiramente diferentes, que se alternam constantemente. O óculos serve para fundir as imagens, criando a sensação de profundidade.
Não é a primeira vez que a tecnologia é implementada nos videogames. No começo dos anos 90, a Sega lançou no mercado um par de óculos 3D para seu console Master System, que criava uma ilusão de profundidade em alguns jogos compatíveis com o acessório, como Space Harrier 3D. Com o fracasso do periférico, poucas foram as tentativas de levar a tecnologia dos óculos 3D aos games. Uma delas aconteceu em Sly 3: Honor Among Thieves, para PlayStation 2, que acompanhava um par de óculos do tipo anaglífico (com um lado vermelho e outro azul) para ser utilizado em determinados momentos do jogo.