PlayStation lança controle para jogadores com deficiências
Controle Access do PlayStation 5 já está disponível no Brasil
Entre o anúncio de GTA VI e a cerimônia do The Game Awards, a Sony PlayStation lançou na última semana o Controle Access, dispositivo projetado para permitir que pessoas com deficiência (PCD) possam jogar no PlayStation 5. O preço sugerido é de R$ 599,90.
Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!
O controle Access não se parece em nada com o Dualsense, o 'joystick' padrão do PlayStation 5. É um dispositivo circular, com 19 capas de botões intercambiáveis e três capas para controle analógico em diferentes formatos. A ideia é que o jogador possa modificar e ajustar o aparelho às suas necessidades.
Segundo Fabrício Ferreira, membro fundador da AbleGamers Brasil - organização que ajuda jogadores com deficiência a encontrar controles e soluções para jogar - que testou o controle por alguns dias antes do lançamento, personalizar e configurar o controle Access é bem fácil e intuitivo. PCD e streamer (acompanhe as lives dele no canal Fabricio SDW), Fabrício contou ao Game On que o controle é leve e confortável, além de ser todo projetado para que o jogador com deficiência tenha autonomia para usá-lo desde o momento em que abre a caixa.
O Controle Access funciona sozinho, mas também pode ser usado em conjunto com outro aparelho igual e um Dualsense, conforme a necessidade do usuário. O dispositivo também tem entradas para botões adicionais, como gatilhos e analógicos.
Toda a configuração é feita por software no PS5 e o menu, embora pareça complicado em uma primeira olhada, é muito intuitivo, tanto para o PCD quanto, por exemplo, para familiares que precisem ajudá-lo e não sejam familiarizados com games ou tecnologia.
Para a Sony, o projeto do Controle Access se concentrou em três desafios dos jogadores com deficiências: dificuldade em segurar um controle padrão por longos períodos, pressionar com precisão pequenos grupos de botões ou gatilhos e posicionar os dedos de maneia ideal. O desenvolvimento foi feito em colaboração com especialistas, como a AbleGamers, SpecialEffect e Stack-Up. Confira as histórias de alguns dos consultores que trabalharam no projeto:
O resultado foi aprovado por Fabrício, que usou o controle em jogos como Marvel's Spider-Man 2 e Gran Turismo. Fã de jogos de corrida, o streamer também apontou uma vantagem do Access, que é o peso e a suavidade dos botões e alavancas. Um dos maiores desafios para quem joga games de corrida é o cansaço durante as partidas mais longas, e no caso de Fabrício, isso é agravado pela pouca força nos braços. A leveza do aparelho e o posicionamento dos botões em círculo permitiram suavizar este obstáculo.
O Controle Access também tem uma boa duração de bateria. Fabrício disse que passou dois dias jogando antes de ligar o cabo para carregar o dispositivo, com a bateria do jeito que saiu da caixa.
O Controle Access já está à venda nas lojas especializadas e principais varejistas online, pelo preço de R$ 599,90 - pouco mais do que o valor cobrado pelo Dualsense padrão.