PlayStation Portal é acessório ideal para donos de PS5 com filhos pequenos
Dispositivo parece um portátil, mas se trata de uma 'segunda tela' para jogar no PlayStation 5 e desocupar a TV
Lançado oficialmente no Brasil no final de junho, o PlayStation Portal é um dos acessórios mais interessantes do PlayStation 5: um controle com uma tela acoplada no meio, que serve para você jogar os games do seu PS5 sem precisar ocupar a televisão da casa com ele.
Não é um videogame portátil, como o PSP ou o PlayStation Vita: você precisa estar no alcance de uma rede wifi, de preferência a da sua própria casa, para acessar o seu PS5. É o console que faz todo o trabalho e não o controle... afinal, o PS Portal é isso, um controle com tela. A comparação mais acertada é que ele está mais para o controle do Wii U do que para um Nintendo Switch ou Steam Deck.
O PS Portal é fácil de configurar: você escaneia o código na tela do dispositivo para vincular o controle ao app do PlayStation e após alguns passos simples, já tem a tela do console reproduzida na palma da mão. É preciso estar conectado em uma rede wifi, de preferência com pelo menos 15 Mbps - o aparelho até funciona com uma conexão mais fraca, mas longe do ideal.
A tela LCH FHD de 8 polegadas reproduz de forma bem agradável os jogos do PS5, que rodam em até 60 quadros de animação por segundo. Essa telinha potente e a conexão wifi devoram a bateria rapidinho: leva umas 5 horas de jogatina para descarregar o aparelho, que vem acompanhado do próprio cabo USB-C para ser carregado diretamente no PlayStation 5. Os controles são os mesmos do Dualsense, apenas divididos pela tela de LCD no meio. O aparelho também é compatível com os fones de ouvido da Sony e a combinação ideal parece ser jogar no dispositivo com o fone intrauricular PlayStation Pulse Explore.
Daí você me pergunta, para quem é esse aparelho? Pessoas que dividem a casa com várias outras e só tem uma televisão e vontade - ou necessidade - de jogar em outro lugar que não seja na frente da TV, pais com filhos pequenos... essas são as primeiras pessoas que imagino adotando o PS Portal como controlador do PS5.
Porque pais (no sentido amplo, tá? Pais ou mães) com filhos pequenos? Porque você vai querer ficar por perto das crianças quando estiver em casa, mesmo quando elas estão quietinhas. E pode querer jogar um videogame nessa hora. Mas talvez não queira jogar um Call of Duty ou Resident Evil 4 na TV. É aí que eu imagino a melhor utilidade do PlayStation Portal. Basta ligar o PS5 e o controle-telinha e curtir sua partida sem incomodar os pequenos, que podem assistir a um desenho animado ou simplesmente brincar na sala sem a companhia indesejável de tiros e cenas violentas na televisão.
Por R$ 1499,90, o PlayStation Portal já está disponível nas lojas especializadas no Brasil.