'Sly Cooper: Thieves in Time' traz nostalgia do PS2 com velha fórmula
Porém nova roupagem torna jogo divertido
Depois da divertida trilogia da geração passada (que apareceu remasterizado em HD) pelas mãos da Sucker Punch, Sly Cooper dá as caras em uma nova aventura no Play 3 (e na tela mágica do PS Vita). Desta vez a brincadeira é ditada pela Sanzaru Games.
Thieves in Time continua do ponto onde Sly 3: Honor Among Thieves acabou. Atualmente Sly finge ter amnésia para viver em paz com sua amada (a agente da Interpol) Carmelita Fox. Murray disputa corridas, enquanto o gênio Bentley, e sua assistente Penelope, cria uma máquina do tempo. Tudo parecia bem até as informações do Thievius Raccoonus – livro de crônicas que conta a história dos membros da família Cooper – começarem a se apagar. E para complicar, Sly não conseguiu ficar longe dos roubos, e é pego no ato por sua amada.
Com a bagunça formada, Sly e seus amigos viajam no tempo para consertar a história dos ladrões, impedir que as realidades sejam alteradas e conhecer alguns ancestrais da família Cooper.
Oscilando no tempo
O jogo é todo em português e tem uma dublagem bacana. A narrativa visual é incrível, com cenas e tirinhas animadas muito bonitas intercalando momentos. Ao mesmo tempo em que você fica maravilhado, não espere muito da trama. Ela é bobinha, mas tenta parecer mirabolante (demais) e acaba deixando tudo um pouco arrastado. Ao menos é engraçado.
Se você é fã da série, vai sentir o efeito nostálgico da trilogia do PS2, pois Thieves in Time segue à risca a fórmula da série: exploração de mundo aberto (são seis cidades distintas), invadir locais vigiados, coletar pistas, investigações, pegar um monte de coletáveis, derrotar chefes e subtrair artefatos. É simples, divertido e funcional.
O problema é que essa ordem de acontecimentos se repete o jogo inteiro, mas tenta compensar injetando uma boa variedade de desafios e minigames – alguns são ótimos, outros parecem que estão lá só para fazer volume.
Durante as missões, alguns dos objetivos exigem o uso de dois ou mais personagens para combinar habilidades únicas. Além de Sly, Murray e Bentley, você controla Carmelita, Dimitri e Penelope, e os ancestrais de Sly (Riochi, Salim Al Kupar, Sir Galleth e Tennessee), reforçando o espírito de "trabalho em equipe" cunhado pela série.
Cada membro tem diferentes estilos de ação e ainda é possível melhorar as habilidades básicas e comprar novas técnicas – algumas são necessárias para alcançar áreas secretas.
Você ganha roupas em cada época do jogo e se beneficia delas – uma armadura no Japão Feudal lhe dá resistência ao fogo, e o traje de Robin Hood o torna eficiente no uso de arco e flecha na Inglaterra Medieval – além de ressaltar os detalhes visuais, que são show!
Por fim, Thieves in Time se mostra uma ótima experiência, é como reencontrar um querido amigo e botar o papo em dia.
Esse trecho foi retirado da revista PlayStation, seção Review, edição 173.