Por que alguns jogos rodam melhor no PlayStation 5 do que no Xbox Series X?
Console da Microsoft é mais poderoso, mas em alguns casos o PlayStation 5 se sobrepõe
Os especialistas em tecnologia da Digital Foundry finalmente esclareceram a dúvida sobre por que alguns jogos no PlayStation 5 rodam de forma mais eficaz em comparação com o Xbox Series X, apesar do videogame da Microsoft ser amplamente considerado o videogame mais poderoso já feito até hoje.
Quando ambos consoles foram lançados em novembro de 2020, pensava-se que o Xbox Series X se sairia sempre melhor nos games, já que ele possui 12 teraflops de performance de GPU, enquanto que o PS5 tem 10,28 teraflops.
Após quase quatro anos, o que vemos é que há alguns jogos onde o PlayStation 5 obtém vantagem, mas por que isso se o Xbox Series X tem mais teraflops?
De acordo com explicações de desenvolvedores à equipe da Digital Foundry (via IGN), “a combinação de um compilador de GPU mais eficiente, APIs de baixo nível e velocidades de clock mais altas permitem que o PS5 corresponda ou até mesmo exceda os resultados do Xbox Series X em alguns cenários”.
Além disso, segundo foi informado, a compilação de shaders é “extremamente rápida e otimizada” no PlayStation 5, mostrando que o design oferecido pela Sony é mais eficiente.
Elden Ring Shadow of the Erdtree, lançado recentemente, é um dos exemplos onde o PlayStation 5 obtém performance melhor do que o Xbox Series X, conforme mostrado na análise técnica da Digital Foundry.
Apesar disso, a abordagem da Microsoft em seu console também traz vantagens contra o videogame da Sony.
“Há situações em que o ecossistema e o conjunto de recursos do Xbox rendem dividendos”, explicou a Digital Foundry. “Por exemplo, embora Elden Ring possa rodar mais rápido no PlayStation 5, a implementação limitada de suporte de taxa de atualização variável (VRR) da Sony significa que preferimos jogar no Xbox Series X – é uma experiência mais suave e consistente”.
Sobre o que virá a seguir, existem rumores de que ainda este ano será lançado o PlayStation 5 Pro, o qual supostamente terá um recurso de upscaler da própria Sony, além de desempenho melhorado na GPU.