Presidente da Sony comenta a respeito do fracasso de Concord
"Ainda estamos em processo de aprendizagem", disse o executivo com relação aos jogos como serviço
O presidente, diretor operacional e financeiro da Sony, Hiroki Totoki, falou recentemente sobre jogos como serviço e sobre as lições que a empresa aprendeu com Concord, que foi encerrado poucos dias após o lançamento.
“Atualmente, ainda estamos em processo de aprendizagem. E basicamente, com relação a novas IPs, é claro, você não sabe o resultado até que realmente tente", disse Totoki (via VGC), afirmando também que deveriam ter feito testes de usuário e de avaliação interna de Concord muito antes do que fizeram.
“Além disso, temos uma organização em silos, então ir além dos limites dessas organizações em termos de desenvolvimento e também vendas, acho que poderia ter sido muito mais tranquilo", continuou. “E então, seguindo adiante, em nossos próprios títulos e em títulos de terceiros, temos muitas janelas diferentes. E queremos ser capazes de selecionar a janela certa e ideal para que possamos implantá-las em nossa própria plataforma sem canibalização, para que possamos maximizar nosso desempenho em termos de lançamentos de títulos."
O vice-presidente sênior de finanças e relações com investidores da Sony, Sadahiko Hayakawa, comentou também que obtiveram muita experiência com Helldivers 2, chamado por ele de "enorme sucesso", e Concord, "que acabou sendo encerrado".
“Pretendemos compartilhar as lições aprendidas com nossos sucessos e fracassos em nossos estúdios, incluindo nas áreas de gerenciamento de desenvolvimento de títulos, bem como o processo de adicionar continuamente conteúdo expandido e dimensionar o serviço após seu lançamento para fortalecer nosso sistema de gerenciamento de desenvolvimento", disse Hayakawa, que afirmou também que a Sony continua firme em seu objetivo de criar um portfólio que combina jogos single-player e jogos como serviço.