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PS Vita fracassou por "várias razões", diz ex-chefe do PlayStation

Shuhei Yoshida explica que muitas das escolhas que a Sony fez com o portátil acabaram não sendo boas

16 jan 2025 - 09h55
(atualizado às 09h58)
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PS Vita fracassou por "várias razões", diz ex-chefe do PlayStation
PS Vita fracassou por "várias razões", diz ex-chefe do PlayStation
Foto: Reprodução / Getty Images / Yoshikazu Tsuno

Conversando em sua primeira entrevista após deixar a Sony, o ex-executivo do PlayStation, Shuhei Yoshida, que foi o chefe dos jogos dos estúdios da Sony de 2008 até 2019, comentou sobre o fracasso do PS Vita, acreditando haver "várias razões" para o portátil não ter feito tanto sucesso quanto o PSP, tendo vendido supostamente menos de 15 milhões de unidades.

“Várias escolhas técnicas que fizemos como empresa não [acabaram sendo] boas, uma delas foram os cartões de memória dedicados: você tinha que comprar um cartão de memória proprietário [e] isso foi um erro, [porque] as pessoas tinham que gastar mais dinheiro para obter um cartão de memória”, disse ele ao Kinda Funny Gamescast (via VGC).

“O touchpad traseiro não era necessário”, complementou Yoshida. “As equipes fizeram protótipos incríveis que pareciam tão bons, que enganaram todos os envolvidos de que seria ótimo. Mas o touchpad traseiro não era, e adicionava custo adicional ao hardware.”

Além disso, Yoshida disse que apesar de deixar o PS Vita mais caro, a tela OLED era "linda". No entanto, ele destacou que uma opção de saída de vídeo foi cortada do aparelho para reduzir custos.

Também na entrevista, o ex-chefe do PlayStation afirmou achar que o principal motivo para o Vita não ter vendido bem foi a Sony não ter equipes de desenvolvimento para dar suporte a ele em conjunto com o PS3 e PS4. O portátil saiu dois anos antes do lançamento do PS4.

“Acho que o maior motivo pelo qual o Vita não foi tão bem quanto esperávamos foi que tivemos que dividir todos os nossos esforços e recursos em duas plataformas diferentes. Não tínhamos esse recurso."

“Então, para PS3 e PS Vita, e PS4 e PS Vita, os estúdios tiveram que decidir em qual coisa trabalhar, e não tínhamos um grupo de pessoas tão grande para poder dar suporte a duas plataformas diferentes. Claro, o console é a maior plataforma. Tínhamos que dar suporte ao PS3 e PS4, [então] realmente tivemos que parar muitos projetos no Vita porque não tínhamos equipes para fazer jogos de PS4.”

Ele ressaltou que a Nintendo evitou isso com o Switch, colocando todos os seus recursos em uma única plataforma.

Ele também comentou sobre o PS Portal, dizendo que não tinha muita confiança no produto, mas que ficou surpreso ao ver sua recepção e vendas.

“Eu pensei, quem iria querer esse hardware? Apenas sendo algo para jogo remoto. Lembro-me de dizer à equipe de hardware, 'a única maneira de o PS Portal ter sucesso é se o vendermos por US$ 199'… e eles fizeram isso. Não porque eu disse isso, mas porque eles claramente tinham a mesma maneira de pensar.”

Na entrevista, Yoshida também comentou sobre a ausência de um remaster de Bloodborne.

Fonte: Game On
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