PS5 Pro ainda poderá ter jogos rodando em 30 fps
Certos games podem ter apenas melhorias na resolução e na qualidade gráfica
Com a chegada do PS5 Pro em 7 de novembro por US$ 700, o principal objetivo do console é melhorar todos os jogos que rodam atualmente no PS5, com o arquiteto chefe da plataforma, Mark Cerny, tendo mostrado alguns exemplos disso na apresentação realizada na última terça (10).
Contudo, isso não significa que todos os jogos passarão a rodar em 60 fps no PS5 Pro, mesmo se forem atualizados para tirar vantagem do hardware do console. Alguns deles irão rodar em 30 fps, havendo apenas melhorias na resolução e qualidade gráfica, o que será suficiente para que ganhem o rótulo PS5 Pro Enhanced.
A informação foi compartilhada pelo jornalista Tom Warren do The Verge (via Eurogamer), com ele relembrando as informações que divulgou em abril, quando o PS5 Pro ainda não havia sido anunciado. Na época, Warren disse que suas fontes falaram em melhorias gráficas e de desempenho, com a Sony certificando a atualização dos jogos caso haja incrementos como a adição de Ray Tracing ou aumento na resolução.
O exemplo dado por Warren é de que se um jogo roda em 1080p e 1440p em 30 fps no PS5 e em 1280p e 2160p em 30 fps no PS5 Pro, é suficiente para que a Sony o aprove como jogo que foi melhorado no novo console. Um aumento na resolução fixa de 1440p para 2160p também garante o rótulo de PS5 Pro Enhanced no game. Isso também vale para jogos que mantiverem a resolução do PS5, mas elevarem a performance de 30 fps para 60 fps.
Conseguir apenas obter estabilidade na taxa de quadros, ou rodar os jogos com resolução variada sem um aumento na resolução máxima, não será suficiente para garantir a aprovação da Sony. Portanto, se um game ir de 1440p-2160p de resolução variável, para 1800p-2160p, isso não lhe dará o rótulo de que roda melhor no PS5 Pro.