Ramattra é novo herói de Overwatch 2
Conheça detalhes do desenvolvimento e algumas características do tanque que chega na próxima temporada, que começa no início de dezembro
Lançado no início de outubro, Overwatch 2 está chegando em sua segunda temporada. Com início previsto para 6 de dezembro, ela será marcada pela chegada de Ramattra, o mais novo herói do popular hero shooter desenvolvido pela Blizzard.
Líder do Null Sector, Ramattra é um tanque ômnico com fortes ligações com Zenyatta e carrega um forte apelo político dentro da lore do jogo. De acordo com Gavin Jurgens-Fyhrie, designer de narrativas líder de Overwatch 2, "Ômnicos e humanos tentam coexistir há muito tempo, e já vimos que isso não tem dado muito certo para ambos. Ramattra estava cansado de esperar por soluções e criou essa organização [Null Sector] para lutar pela liberdade de seu povo a qualquer custo".
Embora tenha as principais características de um tanque, o novo personagem também segue a tendência do jogo e conta com habilidades que o tornam único. Ramattra tem duas formas: Ômnica e Nemesis. Na primeira delas, o tanque mantém o foco em proteger sua equipe - e faz isso de forma bastante eficiente - e causar danos pequenos e contantes nos adversários. Já na segunda, ele se torna agressivo e capaz de eliminar seus inimigos com relativa facilidade através de poderosos socos e ataques físicos. É também na forma Nemesis que ele se transforma em um dos maiores personagens do jogo e, além de intimidador e de ser uma ameaça clara, pode até mesmo perfurar os escudos do time oposto.
Essa mecânica de transformação, que funciona de forma semelhante à configuração de ataque de Bastion e não é ativada através da habilidade Ultimate, deverá exigir bastante dos jogadores, mas definitivamente trouxe algumas dificuldades para os desenvolvedores. Ramattra passou por um dos processos de criação mais complexos e desafiadores de Overwatch, assim como D'Va e Ashe, uma vez que é importante manter suas principais características em duas formas completamente distintas e com habilidades diferentes, com exceção do Ultimate.
"Tudo se alinhou perfeitamente para que Ramattra chegasse agora, e é por isso que veremos ele já na próxima temporada. Ele nos trouxe algumas questões complexas: é difícil equilibrar tudo o que um herói é capaz de fazer individualmente e, enquanto analisamos todas as habilidades que ele tem à disposição, também precisamos pensar em suas fraquezas. É por isso que ele se torna muito maior em sua forma Nemesis: isso pode ser considerado uma fraqueza, já que o torna um alvo fácil, então é preciso ter cuidado em quando fazer a transição", conta Alec Dawson, designer de heróis líder do jogo. "E essas habilidades e formas vão de encontro direto à sua personalidade: enquanto ele é um protetor, ele também é capaz de qualquer coisa para que o necessário seja feito", completa.
Jurgens-Fyhrie conta que muitos heróis nascem de frases como: "Eu tive essa ideia, e ela é meio louca. E definitivamente não deveríamos fazer isso. MAS…". Porém, o processo entre concepção e lançamento é demorado e pode ultrapassar um ano em Overwatch. Com tantos detalhes, cada personagem pede um mergulho profundo em sua cultura e lore, o que exige uma pesquisa extensa para garantir que tudo seja feito da maneira correta ou caso haja algum erro, que seja rápido de se consertar.
E é nesse processo de criação que os desenvolvedores mostram uma das maiores virtudes de Overwatch: a dublagem dos heróis. Dublado pelo ator singapuriano Ramon Tikaram (no Brasil, a dublagem é de responsabilidade de Felipe Grinnan), Ramattra passa longe se ser exceção e, segundo Gavin, o ômnico "soa como se estivesse fazendo um discurso revolucionário, seja quando está eliminando seus adversários ou incentivando seus aliados de forma inspiradora. Também é possível sentir toda sua raiva em sua voz. É poético".
Ramattra chega com mecânicas únicas e deve agitar o meta quando estiver disponível competitivamente, principalmente em um momento em que composições com os escudos de Reinhardt ou a bolha de Winston são tão comuns. Ele precisará ter bons suportes ao seu lado, mas deve se tornar um dos queridinhos de muitos jogadores.
Gratuito para jogar, Overwatch 2 está disponível para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Switch, Xbox One e Xbox Series X/S.