Rise of the Ronin: Guia para iniciantes
Confira cinco dicas para quem vai começar no RPG de ação da Team Ninja
Rise of the Ronin é um RPG de ação com elementos de soulslike da Team Ninja, com mapas abertos e diversas atividades. O jogo conta com um sistema de Elos, que atribui bônus aos personagens, e permite ainda selecionar aliados para ajudar nas missões principais e possui recurso de corrida automática para facilitar o deslocamento.
Rise of the Ronin é o novo RPG de ação com elementos de soulslike da Team Ninja. O game é uma tentativa ambiciosa da desenvolvedora de trazer as mecânicas de sucesso que ela criou com Nioh e Wo-Long: Falllen Dinasty para um escopo maior e com um mundo aberto.
Dentro deste contexto, o jogo conta com mapas de tamanho considerável, bem como diversas atividades para fazer. Iniciar sua jornada pode ser confuso em certos pontos. Pensando nisso, separamos cinco dicas para iniciantes em Rise of the Ronin.
Não se apegue à classe inicial
Como bom RPG de ação, logo no início, você terá um montador de personagem e será obrigado a escolher uma “classe” inicial, ou melhor, uma Afiação de Lâmina. Essa característica irá determinar alguns atributos iniciais, bem como quais armas o protagonista terá uma habilidade maior para utilizar.
Contudo, não precisa quebrar a cabeça nesta parte, ou ficar com o famoso "F.o.M.O" (medo de ficar de fora das coisas). Isso porque pouco tempo dentro da história do jogo, você irá liberar o seu próprio alojamento, onde é possível alterar a sua Afiação de Lâmina. Mais para frente é possível, inclusive, redistribuir os pontos de habilidade que você colocou.
Foco nos Elos
Rise of the Ronin possui um sistema de Elos que dita várias coisas do jogo. Até com as regiões dos mapas você possui um nível de elo. Mas o foco maior dessa mecânica são com os personagens que se transformam em nossos amigos durante essa jornada. O nosso nível de elo com eles pode crescer a depender das respostas que damos em diálogos com eles, missões laterais, entre outros.
São quatro níveis de elo disponíveis e cada um dos companheiros concede bônus diferentes quando atingem um novo patamar de proximidade com o protagonista. Assim, é importante você ficar de olho em cada amizade que faz no game. É quase impossível adquirir um nível 4, de Predestinado, com todos eles, mas o jogo te permite, através do menu, saber quais os bônus os níveis de cada elo destes personagens concedem.
Utilize os aliados
Rise of the Ronin é um soulslike quase no modo fácil. Ele ajuda bastante o jogador nas missões da história principal, uma vez que permite que selecionemos dois aliados para nos ajudar naquela jornada. E normalmente os chefões mais difíceis estão nestas missões aqui.
Apesar de existir uma conquista - fica a dica aos platineiros, para vencer missões sem a ajuda de aliados, é extremamente recomendado que você utilize eles sempre que puder. Com o passar do jogo, você terá uma lista cada vez maior de elos para escolher, cada um deles com bônus passivos temporários diferentes. Use e abuse deste recurso.
Faça as missões de aliados
Cada companheiro que estabelece um elo com você terá chance de gerar missões secundárias. Estas quests, além de ajudar a subir de nível e conseguir equipamentos, também funciona para melhorar o seu relacionamento com o personagem e conseguir bônus melhores.
Dou esta dica de realizar essas missões sempre que elas aparecem - com este ícone indicado na imagem acima, pois a narrativa de Rise of the Ronin é bem brutal em alguns momentos. Ou seja, existe a possibilidade de que alguns dos seus companheiros morram antes que você tenha desenvolvido o nível de elo com ele. O resultado vai ser uma perda de bônus que não volta mais.
Corrida automática é sua melhor amiga
Como dito no início do texto, Rise of the Ronin possui mapas abertos extensos. Logo, a travessia pode ser exaustiva, mas a Team Ninja se antecipou a isso e criou um sistema que ajuda os jogadores mais preguiçosos, como foi o meu caso.
Ao abrir o mapa, é possível clicar no ponto de interesse onde você quer ir e solicitar que o personagem faça uma corrida automática até lá. Assim, ele chamará seu cavalo e partirá para o destino. Você consegue até mesmo clicar uma vez para que o animal galope e ele manterá o ritmo até chegar ao local desejado.
Rise of the Ronin foi lançado no dia 22 de março de forma exclusiva para o PlayStation 5.