Roblox anuncia novas medidas para proteger crianças e pré-adolescentes
Desenvolvedores de experiências na Roblox terão de preencher um questionário para cada criação voltada para menores de 13 anos
Após a Roblox revelar em outubro que planejava anunciar novas medidas para proteger crianças e pré-adolescentes em sua plataforma online, a empresa compartilhou informações a respeito disso no Roblox Creator Hub, listando diversos recursos que, em breve, estarão bloqueados para quem tem menos de 13 anos.
De acordo com a Roblox (via VGC), os desenvolvedores que criaram experiências na plataforma precisam preencher um questionário para cada experiência que desejam que seja jogável por menores de 13 anos, marcando se é apropriado para todas as idades ou para maiores de 9 anos.
Eles têm até o dia 3 de dezembro para preencher o questionário em cada experiência. Depois disso, as experiências que permanecerem sem classificação não poderão ser jogadas, pesquisadas ou descobertas por jogadores menores de 13 anos.
A partir de 18 de novembro, vários recursos interativos também serão restritos a jogadores com 13 anos ou mais, incluindo “hangouts sociais” e “criação do usuário de forma livre”.
"Hangouts sociais", segundo a Roblox, são experiências onde o objetivo é conversar via texto ou voz com outros usuários, com a empresa explicando que "isso não inclui experiências de dramatização ou simulação da vida real, onde os usuários adotam um papel diferente ou recebem itens para interpretar”.
No caso da "criação do usuário de forma livre", tratam-se de quaisquer recursos em experiências que permitam aos usuários desenhar ou escrever em 2D e enviar livremente essas criações para outros usuários. A Roblox especificou que "isso não inclui criações de usuários montadas com materiais em 3D que passaram individualmente pela moderação da Roblox”.
“Reconhecemos que o prazo final é breve, mas agradecemos muito sua cooperação em nos ajudar a garantir que a Roblox seja um lugar seguro e civilizado para usuários de todas as idades se reunirem", concluiu a empresa, falando diretamente com os desenvolvedores da plataforma.