Roblox lança novas ferramentas para melhorar a segurança das crianças
Terra Game On participou de uma coletiva de imprensa onde descobrimos mais sobre as novas iniciativas de segurança da Roblox
A Roblox realizou uma coletiva de imprensa virtual para falar mais a respeito de seus novos controles parentais, que visam aumentar a segurança das crianças e pré-adolescentes na plataforma.
A partir de hoje, pais e cuidadores poderão gerenciar remotamente a conta Roblox de seus filhos por meio de uma conta vinculada verificada - com a capacidade de visualizar a lista de amigos de seus filhos, definir controles de gastos e gerenciar o tempo de tela.
No caso dos usuários menores de 13 anos, as configurações de comunicação padrão atualizadas serão aplicadas, com o consentimento dos pais necessário para habilitar o acesso a determinados recursos de bate-papo.
Contas com privilégios de pais poderão visualizar o tempo de tela de seus filhos na semana passada, definir limites diários de tempo de tela e visualizar a lista de amigos de seus filhos. Além disso, contas com privilégios de pais poderão acessar ferramentas Roblox existentes que permitem aos pais definir restrições de gastos, limitar ou habilitar certas funcionalidades de bate-papo e determinar o tipo de conteúdo ao qual seus filhos têm acesso.
“Passamos quase duas décadas construindo sistemas de segurança robustos, mas sabemos que sempre há mais a ser feito”, declarou Matt Kaufman, diretor de segurança na Roblox. “O último trimestre teve uma média recorde de usuários ativos diários na Roblox - mais de 88 milhões - e, à medida que nossa plataforma cresceu em escala, sempre reconhecemos que nossa abordagem à segurança deve evoluir com ela.”
“O lançamento de hoje representa o próximo estágio dessa evolução. É o ápice de muitos meses de desenvolvimento de produtos e consultas com especialistas em segurança online, e segue o lançamento de mais de 30 novos aprimoramentos de recursos de segurança somente neste ano, à medida que continuamos em nossa missão de construir um espaço seguro e civilizado para brincadeiras, aprendizado e criatividade para milhões de pessoas ao redor do mundo.”
Além disso, as diretrizes de experiência serão renomeadas como rótulos de conteúdo e irão classificar jogos e experiências individuais com base no tipo de conteúdo que os usuários podem esperar encontrar em uma experiência. Por padrão, usuários menores de 9 anos só poderão acessar jogos ou experiências com conteúdo rotulado como Mínimo ou Leve, com o consentimento dos pais necessário para acessar o conteúdo Moderado.
Os novos rótulos de conteúdo são os seguintes:
- Mínimo - conteúdo que pode conter violência moderada ocasional, sangue irrealista leve e/ou medo moderado ocasional;
- Leve - pode conter violência moderada repetida, sangue irrealista pesado, humor grosseiro moderado e/ou medo moderado repetido;
- Moderado - pode conter violência moderada, sangue realista leve, humor grosseiro moderado, conteúdo de jogo não jogável e/ou medo moderado;
- Restrito - pode conter violência forte, sangue realista pesado, humor grosseiro moderado, temas românticos, conteúdo de jogo não jogável, presença de álcool, linguagem forte e/ou medo moderado.
“Trabalhamos em estreita colaboração com crianças e pais para entender seu conhecimento da plataforma Roblox; as informações e controles que eles estão procurando; e as preocupações que eles têm em relação à segurança, engajamento e comunicação em nossa plataforma. As crianças se desenvolvem em diferentes cronogramas e, tanto por nossa pesquisa quanto por pesquisas externas, sabemos que os pais têm diferentes níveis de conforto em relação ao tipo de conteúdo com o qual seus filhos se envolvem”, disse Kaufmann.
“Rotular experiências com base apenas na idade não leva em consideração as diversas expectativas que diferentes famílias têm, então hoje estamos lançando descrições simplificadas dos tipos de conteúdo disponíveis. Essas atualizações devem fornecer aos pais maior clareza para tomar decisões informadas sobre o que é apropriado para seus filhos.”
Stephen Balkam, CEO do Family Online Safety Institute, e Michelle Ciulla Lipkin, diretora executiva da National Association for Media Literacy Education, dois dos parceiros de segurança da Roblox, elogiaram as novas iniciativas.
“À medida que os pais buscam maneiras de se manter informados e envolvidos na vida digital de seus filhos, os controles parentais aprimorados da Roblox representam um grande avanço. Ao oferecer ferramentas robustas para monitoramento não invasivo e privacidade, a Roblox proporciona às famílias a confiança necessária para criar um ambiente online seguro e enriquecedor”, disse Balkam.
"Com o desenvolvimento de mais controles parentais, a Roblox está abordando o que todas as empresas deveriam estar abordando: a necessidade de melhorar os recursos de segurança para crianças e capacitar os pais com as ferramentas necessárias para ajudar seus filhos a navegar pelo complexo ecossistema midiático", complementou Lipkin.
Mais mudanças a caminho
Nos próximos meses, a Roblox disse que fará alterações em como usuários menores de 13 anos podem se comunicar na plataforma. Tais usuários não poderão mais enviar mensagens diretamente para outros na Roblox fora de jogos ou experiências (também conhecido como chat da plataforma).
Além disso, a Roblox introduzirá uma configuração interna que limitará usuários menores de 13 anos a mensagens públicas somente dentro de um jogo ou experiência. Por padrão, usuários menores de 13 anos não poderão enviar mensagens diretamente para outros. Os pais poderão alterar essa configuração no Controle dos Pais.
Mais adiante, a Roblox também introduzirá novas restrições para impedir que usuários menores de 13 anos pesquisem, descubram ou joguem experiências que ainda não tenham recebido um Rótulo de Conteúdo.
O conteúdo restrito permanecerá bloqueado até que o usuário tenha pelo menos 17 anos e tenha verificado sua idade enviando uma selfie e uma foto de um documento de identificação válido emitido pelo governo.
As alterações feitas pela Roblox parecem bastante robustas. Se elas darão resultado ou não, saberemos apenas após algum tempo. Dito isso, é bom ver melhorias na segurança das crianças e pré-adolescentes, para deixar os pais mais tranquilos enquanto seus filhos jogam as experiências da plataforma.