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Roblox oferece oportunidades para todos, inclusive no Brasil, diz vice-presidente

Tian Lim, vice-presidente de produto da Roblox, deu dicas para quem deseja se tornar criador de conteúdo na plataforma

28 jun 2024 - 10h23
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Sucesso global, Roblox conta com diversas experiências criadas pela comunidade
Sucesso global, Roblox conta com diversas experiências criadas pela comunidade
Foto: Divulgação / Roblox

A gamescom latam já começou e tive a chance de conversar com Tian Lim, vice-presidente de produto da Roblox, sobre as oportunidades que estão disponíveis na plataforma e o que é necessário para criar algo com potencial de fazer sucesso com milhões de jogadores.

“Nós criamos as condições que permitem aos criadores encontrar rapidamente o que é interessante. Então, meu foco é garantir que a criação seja a mais fácil possível e eles possam realizar seu processo o mais rapidamente possível e encontrar seu público da forma mais rápida”, disse Tian.

“Esse é o modelo padrão. Os criadores estão constantemente realizando seu processo, obtendo feedback da comunidade, e é assim que eles trilham o caminho para se tornar importantes por meio do conteúdo. Quase todo grande sucesso que você encontra [no Roblox] começou pequeno e evoluiu até a grandeza”, continuou.

“Há algumas exceções. Às vezes, um jogo surge do nada e se sai incrivelmente bem. Minha teoria pessoal [sobre isso] é que, se você puder fazer algo que se encaixe bem no streaming, que os influenciadores realmente gostem e criem memes engraçados a partir disso, você consegue esse impulso nas obtenções de usuários. Por isso que eu acho que no TikTok, onde há muito conteúdo de Roblox, se você conseguir algo lá, é outra forma de se destacar na multidão”.

Tian Lim quer garantir que os jogadores vejam as oportunidades que existem em Roblox
Tian Lim quer garantir que os jogadores vejam as oportunidades que existem em Roblox
Foto: Reprodução / Mogura VR News

Sobre criações que Tian considera que podem ser olhadas como inspiração para outros criadores, ele mencionou uma em particular chamada Clip It, que é essencialmente uma rede de compartilhamento de conteúdo da Roblox.

“Em uma direção completamente diferente, realmente gostamos do que Clip It fez. Eles basicamente replicaram e construíram uma mini rede social e um divertido gerador de memes dentro de uma experiência. É uma criação muito diferente e inovadora”.

Ter Roblox como sua profissão

Falando sobre o que é preciso para conseguir sucesso em Roblox e até mesmo, quem sabe, fazer disso seu ganha pão, Tian comentou a respeito da trajetória de Caio Cabral, considerado por ele como o principal brasileiro criador de conteúdo da plataforma, que teve a vida transformada radicalmente para melhor devido ao Roblox, criando itens e os vendendo em sua loja virtual.

“Ele ganhou tanto dinheiro que conseguiu ajudar seus pais a se aposentarem e comprou uma casa para eles”, declarou. “Ele bancou a educação de seus sobrinhos. É uma história incrível”.

“Eu acho que as oportunidades estão lá. Queremos apenas ter certeza de que, parte da razão pela qual estamos aqui, é contar às pessoas a respeito desses tipos de oportunidades”.

Roblox tem estande próprio na gamescom latam para os visitantes conhecerem
Roblox tem estande próprio na gamescom latam para os visitantes conhecerem
Foto: Reprodução / Giuseppe Carrino

Brasil e LATAM

Falando mais do Brasil e também da América Latina no geral, Tian foi só elogios para a comunidade brasileira, dizendo também que deseja mostrar tudo aquilo que os usuários podem conseguir em Roblox.

“Quero colocar a oportunidade na frente das comunidades do Brasil e da América Latina. Nos últimos 12 meses, encerrados em 31 de março [de 2024], pagamos US$ 761 milhões à comunidade de criadores. É uma oportunidade verdadeira para todos ao redor do mundo”, afirmou.

O Brasil é um dos mercados com crescimento mais rápido. Um dos nossos maiores mercados, entre os cinco com mais usuários”, afirmou o executivo. “Há muita oportunidade local para os criadores brasileiros encontrarem público no Brasil e então, com a nossa capacidade de se tornar global, todo esse conteúdo pode ser exportado mundialmente e criar sucesso no mundo todo”, concluiu, citando como exemplo disso um jogo de Roblox chamado Blade Ball, que tem desenvolvedores brasileiros e é um “enorme sucesso global”.

Fonte: Game On
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