Roblox oferece oportunidades para todos, inclusive no Brasil, diz vice-presidente
Tian Lim, vice-presidente de produto da Roblox, deu dicas para quem deseja se tornar criador de conteúdo na plataforma
A gamescom latam já começou e tive a chance de conversar com Tian Lim, vice-presidente de produto da Roblox, sobre as oportunidades que estão disponíveis na plataforma e o que é necessário para criar algo com potencial de fazer sucesso com milhões de jogadores.
“Nós criamos as condições que permitem aos criadores encontrar rapidamente o que é interessante. Então, meu foco é garantir que a criação seja a mais fácil possível e eles possam realizar seu processo o mais rapidamente possível e encontrar seu público da forma mais rápida”, disse Tian.
“Esse é o modelo padrão. Os criadores estão constantemente realizando seu processo, obtendo feedback da comunidade, e é assim que eles trilham o caminho para se tornar importantes por meio do conteúdo. Quase todo grande sucesso que você encontra [no Roblox] começou pequeno e evoluiu até a grandeza”, continuou.
“Há algumas exceções. Às vezes, um jogo surge do nada e se sai incrivelmente bem. Minha teoria pessoal [sobre isso] é que, se você puder fazer algo que se encaixe bem no streaming, que os influenciadores realmente gostem e criem memes engraçados a partir disso, você consegue esse impulso nas obtenções de usuários. Por isso que eu acho que no TikTok, onde há muito conteúdo de Roblox, se você conseguir algo lá, é outra forma de se destacar na multidão”.
Sobre criações que Tian considera que podem ser olhadas como inspiração para outros criadores, ele mencionou uma em particular chamada Clip It, que é essencialmente uma rede de compartilhamento de conteúdo da Roblox.
“Em uma direção completamente diferente, realmente gostamos do que Clip It fez. Eles basicamente replicaram e construíram uma mini rede social e um divertido gerador de memes dentro de uma experiência. É uma criação muito diferente e inovadora”.
Ter Roblox como sua profissão
Falando sobre o que é preciso para conseguir sucesso em Roblox e até mesmo, quem sabe, fazer disso seu ganha pão, Tian comentou a respeito da trajetória de Caio Cabral, considerado por ele como o principal brasileiro criador de conteúdo da plataforma, que teve a vida transformada radicalmente para melhor devido ao Roblox, criando itens e os vendendo em sua loja virtual.
“Ele ganhou tanto dinheiro que conseguiu ajudar seus pais a se aposentarem e comprou uma casa para eles”, declarou. “Ele bancou a educação de seus sobrinhos. É uma história incrível”.
“Eu acho que as oportunidades estão lá. Queremos apenas ter certeza de que, parte da razão pela qual estamos aqui, é contar às pessoas a respeito desses tipos de oportunidades”.
Brasil e LATAM
Falando mais do Brasil e também da América Latina no geral, Tian foi só elogios para a comunidade brasileira, dizendo também que deseja mostrar tudo aquilo que os usuários podem conseguir em Roblox.
“Quero colocar a oportunidade na frente das comunidades do Brasil e da América Latina. Nos últimos 12 meses, encerrados em 31 de março [de 2024], pagamos US$ 761 milhões à comunidade de criadores. É uma oportunidade verdadeira para todos ao redor do mundo”, afirmou.
“O Brasil é um dos mercados com crescimento mais rápido. Um dos nossos maiores mercados, entre os cinco com mais usuários”, afirmou o executivo. “Há muita oportunidade local para os criadores brasileiros encontrarem público no Brasil e então, com a nossa capacidade de se tornar global, todo esse conteúdo pode ser exportado mundialmente e criar sucesso no mundo todo”, concluiu, citando como exemplo disso um jogo de Roblox chamado Blade Ball, que tem desenvolvedores brasileiros e é um “enorme sucesso global”.