Script = https://s1.trrsf.com/update-1736170509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Sackboy: Uma Grande Aventura atinge seu potencial máximo no PC

Adaptação do game de lançamento do PS5 faz bonito nos computadores

2 nov 2022 - 14h05
(atualizado às 14h05)
Compartilhar
Exibir comentários
Sackboy: Uma Grande Aventura chegou ao PC
Sackboy: Uma Grande Aventura chegou ao PC
Foto: PlayStation / Divulgação

Little Big Planet deve ser uma das minhas franquias favoritas do PlayStation. O primeiro jogo foi lançado em 2008 com o PlayStation 3 e sua jogabilidade focava em um boneco de pano que pulava e corria de um lado para o outro num mundo criado por cortes de papel, figurinhas e artesanato. Desde então, a franquia lançou duas sequências diretas, uma versão de PSP, uma versão de PS Vita, um jogo de Kart e até um joguinho para celulares de corrida infinita. 

Com o anúncio do PlayStation 5, a Sony revelou que o bonequinho estaria voltando para o console de mesa em Sackboy: Uma Grande Aventura. Desta vez, o jogo deixaria de ser uma plataforma onde a comunidade criaria seus mundos e modos de jogos para se tornar um jogo de plataforma 3D focado na jogabilidade e história. O novo jogo do boneco de pano foi lançado em 2020 junto do PS5, e como parte da nova tática de mercado da gigante japonesa, ele foi lançado para PC via Steam e Epic Games Store no último dia 27 de outubro deste ano. Mas afinal, esta versão “definitiva” vale a pena? 

Sackboy e seus amigos

Sackboy: Uma Grande Aventura tem fases de plataforma desafiadoras
Sackboy: Uma Grande Aventura tem fases de plataforma desafiadoras
Foto: PlayStation / Divulgação

O jogo começa com Sackboy vivendo em paz na sua vila ao lado de outros bonecos de pano como ele. A vida é boa, mas tudo vira de cabeça pra baixo quando o malvado Vex invade o “Artemundo” com o objetivo de criar o dispositivo Confusor, capaz de destruir a criatividade e entusiasmo de todas as criaturas do universo. Com essa premissa simples, o jogador é introduzido para a estrutura de mundos que são bem semelhantes a outros jogos do gênero.

Basicamente, o jogador deve progredir em cinco mundos, com cada um tendo uma boa quantidade de missões e temáticas diferentes. Dentro de cada missão, o jogador tem como objetivo capturar todas as bolhas (parecidas com as estrelas de Mario) que podem então ser utilizadas para progredir no final do mapa. As missões espalhadas pelos mapas conseguem garantir uma boa variedade na jogabilidade e não cai na repetição, além de oferecer muitos segredos e coletáveis como peças de roupa, estilos e emotes para o seu Sackboy. 

Além disso, o jogo fornece algumas missões exclusivas para o modo multiplayer, seja ele local ou online. Apesar do jogo ter suporte para um sistema de criação de partidas online com pessoas aleatórias, eu não encontrei ninguém para jogar comigo, então talvez seja interessante você combinar com alguns amigos para aproveitar ao máximo.

O jogo rodou de forma impecável, não me apresentando nenhum tipo de problema como bugs ou travamentos que atrapalhasse a minha experiência. Do início ao fim eu tive uma aventura gostosa e nostálgica, mas que ainda me fez sentir falta de uma experiência legítima da franquia Little Big Planet, que aparentemente foi esquecida pela Sony e os desenvolvedores da Sumo Digital e Media Molecule. 

Potencial máximo no PC

Sackboy: Uma Grande Aventura é mais um grande port para PC por parte da PlayStation. O jogo oferece uma grande quantidade de configurações gráficas, acessibilidade e controles que até então não estavam disponíveis no lançamento original para console. 

Os usuários com placas de vídeo compatíveis podem usufruir de tecnologias como DLSS para melhorar a performance, acesso a texturas mais altas e até mesmo reflexos e sombras Ray Tracing, que não foram implementadas no PlayStation 5. A otimização do jogo é tão boa que mesmo com o Ray Tracing ligado na configuração “ultra”, eu ainda estava obtendo mais de 80 Frames por Segundo na minha 3070.

Ter a habilidade de jogar Sackboy com essa qualidade gráfica me fez apreciar ainda mais o estilo artístico do jogo. Afinal, não é em todo lugar que vemos bonecos de pano, macacos feitos de papel, um siri gigante feito de latinha e outros personagens tão únicos em um só lugar, o que afirma a idéia que a franquia Little Big Planet é uma das coisas mais exclusivas que a Playstation pode oferecer.

Assim como outros jogos de PlayStation que foram lançados no PC como God of War e Marvel’s Spider-Man, Sackboy: Uma Grande Aventura mostra que a Sony está disposta a abrir as portas de suas franquias para um novo público totalmente diferente dos casuais nos consoles, e eu mal posso esperar para ver o que ela planeja lançar lá na frente.

Veredito

Sackboy: Uma Grande Aventura (PC) - Nota 9
Sackboy: Uma Grande Aventura (PC) - Nota 9
Foto: Game On / Divulgação

Sackboy: Uma Grande Aventura obtém sucesso no PC ao introduzir a franquia Little Big Planet para os jogadores entusiastas de computador e também ao entregar um belo jogo de plataforma 3D que oferece uma boa história, lindos cenários, personagens carismáticos e diversão garantida. Apesar de alguns problemas relacionados com o modo multiplayer, o jogo deve oferecer boas horas de jogatina para aqueles que buscam um jogo deste gênero que anda tão esquecido.

Sackboy: Uma Grande Aventura está disponível para PC e PlayStation 5.

*Esta análise foi feita com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela Sony PlayStation.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade