Saiba tudo sobre Baldur's Gate III, novo game de D&D
Entenda mais sobre a história, classe e sistemas de jogabilidade que estarão disponíveis no lançamento de Baldur's Gate III
Baldur’s Gate III é, provavelmente, um dos maiores lançamentos do ano, e está sendo aguardado com muito fervor por fãs de RPGs ao redor do mundo. Desenvolvido e publicado pela Larian Studios, o game promete entregar uma liberdade incomparável, trazendo alusão aos jogos de mesa da franquia Dungeons & Dragons.
Para ir entrando no clima, o Game On separou tudo que você precisa saber sobre o terceiro jogo da cultuada franquia de RPG por turnos. Confira!
Quando o acesso antecipado termina?
Apesar de Baldur’s Gate III chegar oficialmente no dia 3 de agosto, os jogadores de PC já podiam experimentar todo o primeiro ato do game desde 2020. Durante estes três anos de desenvolvimento, o jogo recebeu inúmeras atualizações que adicionavam vários conteúdos que os jogadores poderiam esperar na versão completa.
A data de lançamento de Baldur’s Gate III estava planejada para o fim de agosto, mas Swen Vincke, o fundador da Larian, anunciou recentemente que a data da versão de PC “sofreria” com um pequeno ajuste. Por mais que ninguém saiba o real motivo desta mudança, especula-se que a Larian resolveu alterar a data final por conta de Starfield, que chegará em setembro para PC e consoles Xbox.
Qual é a data de lançamento?
O novo Baldur's Gate chega em 3 de agosto para PC e no mês seguinte, setembro, para PlayStation 5.
Como é a jogabilidade?
Baldur’s Gate III é um RPG com combate por turnos mas com um toque especial inspirado pela série Divinity, que também foi desenvolvido pela Larian. Assim como em uma mesa de RPG, você terá a oportunidade de criar um personagem baseado em histórias pré-estabelecidas pelos roteiristas, ou criar a sua própria história, totalmente customizável.
Baldur’s Gate III traz um combate baseado na 5ª edição de Dungeons & Dragons. Os jogadores terão total liberdade para progredir da forma que quiser, já que Baldur’s Gate III traz um dado D20 virtual que irá definir todas as ações realizadas pelo jogador. Ou seja, se o jogador quiser “eliminar um inimigo derrubando uma estante em sua cabeça”, ele terá a opção de fazer tal ação se tornar realidade.
O combate é híbrido, trazendo movimentos em tempo real durante a ação, mas também permitindo que o jogador realize movimentos por turnos fora do combate. Este sistema vai permitir que o jogador tenha mais escolhas durante a jogatina, além de trazer diversas formas de progressão na campanha.
Os jogadores também poderão participar de romances com diversos personagens que vivem no mundo de Baldur's Gate III, e nem sempre serão romances humanos. Recentemente, a Larian divulgou um vídeo onde um Druida, após se transformar em urso, se relacionou com um humano no meio de uma floresta. Esse tipo de criatividade é algo que só Baldur's Gate III pode proporcionar aos jogadores.
Quantas horas de jogo?
Como a maioria dos RPGs, a soma das horas depende das ações e dos caminhos realizados pelo jogador. Porém, é possível ter uma noção por conta de algumas declarações dos desenvolvedores e também do período de acesso antecipado.
Em média, os jogadores estavam levando 30 horas para completar o primeiro ato, que estava disponível por completo durante o período de acesso antecipado. Mas, em uma entrevista recente, a Larian revelou que existem mais de 174 horas de vídeos cinemáticos no jogo final, ou, como eles disseram, “o dobro de filmagem que todas as temporadas de Game of Thrones juntas”.
Você não vai ver este conteúdo em apenas uma jogatina, já que Baldurs’s Gate III traz diversos cenários e caminhos diferentes para cada jogador. Mas, é certo pensar que o jogo final possa levar ao menos 70-90 horas para finalizar na primeira vez.
Quais são as classes e raças disponíveis no jogo?
Baldur’s Gate III traz uma gama de raças e classes que já são bem conhecidas no mundo de Dungeons & Dragons. Além das raças principais, algumas delas também fornecem sub-raças, e todas vão influenciar a sua campanha durante conversas e encontros contra npcs e inimigos. As raças são:
- Humanos
- Anão - Sub-raças: Anão de Ouro, Anão de Escudo e Duergar
- Gnomo - Sub-raças: Gnomo das Profundezas, Gnomo da Floresta e Gnomo das Rochas
- Drow - Sub-raças: Drow Lolth-Sworn e Drow Selderine
- Meio-Orc
- Elfo - Sub-raças: Elfo Superior e Elfo das Florestas
- Githyanki
- Halfling - Sub-raças: Halfling Pé Ligeiro e Halfling Coração Forte
- Meio-Elfo - Sub-raças: Meio-Elfo das Alturas, Meio-Elfo das Florestas e Meio-Elfo Drow
- Tiefling - Sub-raças: Tiefling Asmodeus, Tiefling Mefistófeles e Tiefling Zariel
- Dragonborn - Sub-raças: Vermelho, Verde, Azul, Preto, Branco, Ouro, Prata, Bronze, Cobre e Latão
Os jogadores poderão escolher entre 11 classes diferentes, que são: Clérico, Guerreiro, Arqueiro, Feiticeiro, Bruxo, Ladrão, Warlock, Druida, Bárbaro, Bardo, Monge e Paladino. Cada classe poderá ser combinada com qualquer raça, ou seja, o jogador tem total liberdade para criar o seu personagem preferido.
Qual é a história de Baldur’s Gate III?
O jogo vai contar uma nova história dentro da era dos “Reinos Esquecidos”. A história começa com o jogador e seus companheiros sendo infectados por parasitas dos Devoradores de Mentes, mas acabam sobrevivendo o processo. Então, após uma grande batalha entre as diferentes raças de D&D, o jogador sai em uma aventura para entender o motivo de não terem perdido o controle para os Devoradores.
Ainda não sabemos muito sobre a trama de Baldur’s Gate III, já que a Larian quer preservar qualquer tipo de spoiler. Mas, a presença dos Devoradores de Mentes é muito importante para a história do jogo. Os devoradores de mentes são uma raça que, como o nome sugere, consomem e controlam o cérebro das pessoas. Estes personagens são inimigos clássicos de Dungeons & Dragons, sua presença na cultura pop atingiu até outras franquias, como o nome do vilão principal da segunda temporada de Stranger Things.
Existe cross-save entre plataformas?
Assim como ocorreu na versão de Switch e Steam de Divinity II, a Larian anunciou que os jogadores poderão transferir seus dados de jogo salvo entre todas as plataformas que receberão Baldur’s Gate III no futuro. Para isto, basta ligar a sua conta Larian com a sua conta da PlayStation Network, e usufruir da transferência simultânea de salvamento entre o PC e o console.
Requisitos técnicos no PC
Requisitos mínimos
Sistema Operacional: Windows 10 64-bit
Processador: Intel I5 4690 / AMD FX 8350
Memória: 8 GB de RAM
Placa de vídeo: Nvidia GTX 970 / RX 480
DirectX: Versão 11
Armazenamento: 150 GB de espaço disponível
Outras observações: SSD obrigatório
Requisitos Recomendados
Sistema Operacional: Windows 10 64-bit
Processador: Intel i7 8700K / AMD r5 3600
Memória: 16 GB de RAM
Placa de vídeo: Nvidia 2060 Super / RX 5700 XT
DirectX: Versão 11
Armazenamento: 150 GB de espaço disponível
Outras observações: SSD obrigatório
Edições de Baldur’s Gate III e quanto custam
Baldur’s Gate III tem duas edições, Standard e Digital Deluxe. No PC, a edição Standard está custando R$ 199, já no PS5, ela está custando R$ 340,90.
A edição Digital Deluxe de Baldur’s Gate III contém os seguintes bônus:
Acesso antecipado de 72 horas (PlayStation 5)
Pacote de músicas de Bardo
Tema de dados exclusivo
Quadros de Rivellon: descubra uma nova coleção de quadros espalhada pelos Reinos Esquecidos;
Bolsa de aventureiro: recebe uma série de mantimentos e poções para começar a jornada;
Banda Sonora Original digital: música do Baldur's Gate 3, composta por Borislav Slavov;
Livro de ilustrações digital
Folhas de personagens digitais: Um conjunto com páginas de personagens digital, inspirada no mundo de Baldur’s Gate III.
Quem já tiver comprado Baldur’s Gate III através do programa de “acesso antecipado” no PC, receberá a versão digital deluxe de forma gratuita.
Data de lançamento e plataformas
Baldur’s Gate III será lançado no dia 3 de agosto para PC via Steam e GOG. A versão de PlayStation 5 será lançada um pouco mais tarde, no dia 6 de setembro. O jogo ainda não tem data para chegar aos consoles Xbox Series X/S.