Shuhei Yoshida avisa que deixará a Sony em janeiro de 2025
Executivo passou 31 anos trabalhando com a marca PlayStation
O chefe dos indies da Sony Interactive Entertainment, Shuhei Yoshida, informou que sairá da empresa após 31 anos. Sua saída ocorrerá em 15 de janeiro de 2025.
“Estou deixando a Sony Interactive Entertainment em 15 de janeiro de 2025…”, disse Yoshida em uma entrevista feita no PlayStation Podcast. “É como anunciar a data de lançamento de um novo jogo, [algo] que não faço há muito tempo [risos].”
“Estou com a PlayStation desde o começo, e este é meu 31º ano com a PlayStation. E quando cheguei aos 30 anos, pensei, hmm, talvez seja hora de seguir em frente. Sabe, a empresa está indo muito bem. Eu amo [o PlayStation 5], amo os jogos que estão saindo nesta plataforma. E temos novas gerações de gestão que respeito e admiro. E estou muito animado com o futuro da PlayStation. Então, sabe, a PlayStation está em boas mãos. Pensei, ok, esta é a minha hora.”
Yoshida também comentou sobre sua história dentro da Sony, quando trabalhou com o criador do PlayStation, Ken Kutaragi.
“A equipe de Ken estava cuidando do desenvolvimento, e havia outra equipe sob a Sony Music Entertainment Japan fazendo jogos para o Super Nintendo, e essa era outra equipe pequena se preparando para fazer jogos para o PlayStation. Então as duas equipes se fundiram, a equipe de Ken sob a Sony e a equipe de Sato-san sob a Sony Music Entertainment Japan, para criar a Sony Computer Entertainment em novembro de 1993. Quando a empresa foi estabelecida como uma joint venture, demos uma festa e todos estavam em um quarto no hotel [risos]. Lembro que tínhamos cerca de 80 pessoas no total. Éramos muito pequenos.”
Com o passar do tempo, Yoshida se tornou presidente da PlayStation Studios, conhecida anteriormente como Sony Computer Entertainment Worldwide Studios, e em seguida decidiu trabalhar como chefe dos indies dentro da Sony, para ajudar a promover esses jogos.
Sobre o que fará em seguida, Yoshida disse nas redes sociais que gostaria de permanecer na indústria. Caso isso ocorra, ele quer continuar ajudando desenvolvedoras e distribuidoras de jogos indie sempre que precisarem.