Sony bloqueou Roblox por preocupações com público infantil
Jogo incentiva crianças a criarem inúmeros jogos dentro da plataforma
Em mais um documento parte do julgamento da Comissão Federal de Comércio (FTC) dos Estados Unidos contra a Microsoft, que está em andamento sobre a aquisição da Activision Blizzard, foi revelado que a Sony bloqueou o lançamento do popular game Roblox nas plataformas PlayStation.
A informação faz parte de um documento de 2022, que revela preocupações da Sony sobre as acusações de exploração infantil que o game, que possui um enorme público entre as crianças, tem sofrido nos últimos tempos.
No documento, Jim Ryan, o chefe do PlayStation, discutiu a ausência do Roblox nos consoles da Sony e admitiu que a postura da empresa em relação ao jogo está mudando.
"Historicamente, devido ao grande número de crianças que jogam no PlayStation, temos sido muito cuidadosos em abri-los para qualquer coisa que possa explorá-los. Nos últimos dois anos, no entanto, revisamos essas políticas e relaxamos um pouco. Fomos conservadores por muito tempo e agora estamos nos envolvendo com pessoas da Roblox. Esperamos que a situação mude", disse o executivo.
Roblox tem sido alvo de críticas por suas falhas de moderação em detectar conteúdo prejudicial e de oferecer ambientes inseguros para crianças. Também há preocupações sobre como a plataforma incentiva gastos dentro do jogo - no mês passado, uma menina de 10 anos do Reino Unido gastou mais de R$ 15 mil em conteúdo de Roblox sem a família saber.
Atualmente, o Roblox está disponível nas plataformas PC, Xbox One e dispositivos Android e iOS.