Sony comprou exclusividade de GTA 3, Vice City e San Andreas por receio do Xbox
"Ficamos preocupados quando vimos o Xbox chegando"
O acordo de exclusividade da PlayStation envolvendo GTA 3, Vice City e San Andreas ocorreu em parte porque a Sony estava receosa com o lançamento do Xbox.
Em uma entrevista dada ao GI.biz, o ex-chefe da PlayStation na Europa, Chris Deering, admitiu que a Sony estava preocupada com a chegada do Xbox original em novembro de 2001, e então começou a ir atrás de acordos de exclusividade third-party para aumentar o interesse no PlayStation 2.
"Ficamos preocupados quando vimos o Xbox chegando", disse Deering (via IGN). "Sabíamos que exclusividade era o principal chamariz em muitos campos, como a Sky TV com esportes. Com a aproximação do Natal, quando o Xbox seria lançado, alguns de nós fomos até nossos editores e desenvolvedores third-party favoritos e perguntamos a eles: 'Vocês gostariam de um acordo especial se mantivesse seu jogo de última geração exclusivo para PlayStation por um período de dois anos?' E um dos acordos que fizemos foi com a Take-Two para os próximos três Grand Theft Auto. Na época, não estava claro que Grand Theft Auto 3 seria tão grande quanto foi, porque costumava ser um jogo com visão aérea."
"Foi muita sorte para nós. E, na verdade, sorte para eles, porque eles ganharam um desconto nos royalties que pagaram. Esses acordos não são incomuns em indústrias com plataformas. Incluindo hoje com coisas como redes sociais."
Com o acordo, GTA 3 saiu em outubro de 2001 para PS2, um mês antes da estreia do Xbox no mercado. Depois disso, em maio de 2002, o game ganhou a versão para PC. Por fim, dois anos após o lançamento original e o fim do acordo de exclusividade, o jogo foi lançado em novembro de 2003 para Xbox.
No caso de Vice City e San Andreas, o primeiro saiu em outubro de 2002 para PS2 e o segundo em outubro de 2004. GTA 3 e Vice City chegaram juntos ao Xbox em novembro de 2003, enquanto que San Andreas saiu em junho de 2005 para o console da Microsoft.
O acordo provou ser benéfico para a Sony e Rockstar, conforme sugerido por Deering, já que San Andreas se tornou o jogo mais vendido do PS2, com Vice City aparecendo em terceiro e GTA 3 em quinto. Apenas Gran Turismo chegou perto das vendas GTA no PS2.