Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Spilled! é um jogo encantador feito em um barco — e conversamos com sua criadora

Lente compartilha sua experiência de desenvolver um jogo relaxante e ecológico enquanto vive em seu próprio barco

7 abr 2025 - 10h59
(atualizado em 9/4/2025 às 18h59)
Compartilhar
Exibir comentários
Spilled!
Spilled!
Foto: Divulgação

Criar um jogo indie já é um baita desafio. Agora imagine fazer isso vivendo a bordo do seu próprio barco, cercada pela natureza e usando o cotidiano como inspiração. Essa é a história da desenvolvedora Lente, programadora holandesa de 25 anos, responsável por Spilled!, um jogo minimalista e relaxante onde você controla um pequeno barquinho que limpa poluição dos rios.

Conversamos com ela sobre o processo de desenvolvimento, os desafios de morar no mar, a mensagem por trás do jogo e, claro, se vem uma continuação por aí!

Como você descreveria Spilled! com suas próprias palavras?

Lente: Spilled! é um jogo curto e relaxante sobre limpar vazamentos de óleo. Não há punição, e você pode jogar no seu tempo, sem pressa.

Você desenvolveu o jogo enquanto morava no seu barco — algo super único! O que te levou a escolher esse estilo de vida, e como isso influenciou sua criatividade como desenvolvedora?

Lente: Na verdade, eu cresci em um navio! E sempre amei isso. Sempre foi meu sonho viver no meu próprio barco, e consegui tornar esse sonho realidade!

Lente é uma programadora de 25 anos, criadora do jogo Spilled!
Lente é uma programadora de 25 anos, criadora do jogo Spilled!
Foto: Arquivo pessoal

O que inspirou a ideia central de Spilled! — limpar a poluição com um barquinho? Era um conceito que você já tinha em mente, ou veio da sua vivência diária?

Lente: Acho que estar mais conectada com a natureza faz muito bem para a criatividade. Pode ser uma fonte de inspiração enorme!

O jogo tem um estilo minimalista muito bonito. Como você pensou a direção de arte e quais ferramentas usou para dar vida a esse visual?

Lente: Para ser sincera, nem sei mais exatamente como surgiu a ideia! Mas eu sabia que queria fazer um jogo de barco. E eu gosto de jogos satisfatórios, onde você coleta coisas e faz upgrades — então isso provavelmente ajudou!

Fiquei muito inspirada ao ver pessoas no YouTube fazendo pixel art 3D. Tentei recriar por conta própria e consegui chegar a algo visualmente bacana. Mas nem chega perto da complexidade daquelas criações que vi nos vídeos.

Você conseguiu equilibrar muito bem uma jogabilidade aconchegante com uma mensagem ambiental. Esse equilíbrio era importante para você desde o começo?

Lente: Esse equilíbrio foi definitivamente muito importante pra mim. Acho que se eu tivesse focado demais no lado educativo, Spilled! não teria tido o sucesso que teve até agora.

Prefiro passar uma mensagem mais suave para muita gente, do que uma mensagem muito forte que ninguém escuta — essa é a ideia.

Eu terminei o jogo recentemente e adorei o clima — mas achei ele um pouco curto. Você tem planos para uma parte dois, talvez com história e personagens? Eu adoraria explorar mais esse mundo!

Lente: Ainda não tenho planos de expansão! Mas quem sabe, né? :)

Quais foram os maiores desafios que você enfrentou ao desenvolver o jogo — sejam técnicos, criativos ou logísticos (tipo… estar em cima da água!)?

Lente: O maior desafio foi, com certeza, o design do jogo. No início, eu só estava desenvolvendo sem saber se ia funcionar. Basicamente, eu refiz o jogo várias vezes até encontrar algo que funcionasse de verdade.

Acho que o fato de ser meu primeiro projeto comercial também não ajuda. Vamos ver se no próximo fica um pouco mais fácil!

Como tem sido a recepção do público e da comunidade indie até agora? Alguma mensagem ou reação que te surpreendeu?

Lente: A recepção tem sido extremamente positiva! Estou aliviada por não ter flopado totalmente — e o melhor é que parece estar indo bem! Estou muito feliz.

Você vê Spilled! como parte de uma mensagem ou movimento maior nos jogos indie — algo relacionado à simplicidade, ao cuidado com o meio ambiente ou à vida consciente?

Lente: Eu adoraria se Spilled! inspirasse outras pessoas a fazer jogos parecidos, seja por serem curtos, ecológicos ou os dois!

E por fim — qual conselho você daria para desenvolvedores indie que querem criar jogos com propósito, talvez até fora do padrão como você fez?

Lente: Eu diria: simplesmente vá em frente! Encontre uma forma de dedicar um tempo por dia ao desenvolvimento de jogos e mantenha o foco. Optar por um estilo de vida diferente pode te dar mais tempo para se dedicar a isso.

Sobre Spilled!

Disponível na Steam, Spilled! é uma joia indie que brilha pela sua simplicidade, mensagem positiva e ambientação tranquila. É o tipo de jogo que te convida a desacelerar, refletir e se reconectar com a natureza — tudo isso controlando um barquinho adorável. Feito com carinho por alguém que vive no mar, o jogo é mais do que uma experiência casual: é uma carta de amor à vida sustentável.

Fonte: Game On
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade