Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Testamos: DualSense Edge é versão premium do controle do PS5

Será que o acabamento luxuoso e as peças customizáveis justificam o investimento?

14 fev 2023 - 13h53
Compartilhar
Exibir comentários
Controle DualSense Edge vem em um case bonito e resistente
Controle DualSense Edge vem em um case bonito e resistente
Foto: PlayStation / Divulgação

Primeiro controle premium do PlayStation 5, o DualSense Edge é um investimento e tanto por parte do jogador: o novo controle sai por cerca de R$ 1499, bem mais caro do que o modelo padrão, que custa cerca de R$ 400. O Game On testou o novo controle para entender o que ele oferece de tão diferente para o jogador.

Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!

O DualSense Edge vem embalado em um case luxuoso, com o mesmo acabamento do console PlayStation 5. No interior da caixa, estão alojados o controle, capas removíveis para as alavancas, botões e alavancas traseiras, um cabo carregador USB. Há um bolso para cabos e um painel removível para carregar o controle sem tirá-lo do case.

DualSense Edge e todas as peças adicionais inclusas no pacote
DualSense Edge e todas as peças adicionais inclusas no pacote
Foto: PlayStation / Divulgação

Confira o que vem na caixa do SualSense Edge:

  • Controle sem fio DualSense Edge
  • Cabo USB trançado
  • 2 capas padrão
  • 2 capas arredondadas altas
  • 2 capas arredondadas baixas
  • 2 botões traseiros meio arredondados
  • 2 botões traseiros do tipo alavanca
  • Trava do conector
  • Case para transporte

O novo controle é pesado e embora tenha a aparência muito similar ao DualSense padrão, o acabamento é bem diferente. A superfície central é mais brilhante e os gatilhos L2 e R2 são texturizados. Curiosamente, ao menos nas primeiras horas de jogo, a superfície com acabamento black piano não parece ter ficado marcada com digitais - mas não sei dizer por quanto tempo ela vai resistir. Ainda assim, é um material resistente à escorregamento, o que é ótimo para manter o conforto nas mãos mesmo após muito tempo de jogo seguido.

Controle personalizável

Assim como os modelos Elite do rival Xbox, o grande diferencial do Edge fica por conta das opções de personalização. São quatro capas de alavancas analógicas adicionais (além das duas capas padrão que já vem no controle), duas alavancas e dois botões traseiros, uma trava para o cabo USB, ótima para quem não quer interromper a jogatina para carregar o controle, e também muitas opções de ajustes via software.

Encaixar e remover as peças é bem simples e muitos ajustes são feitos com pequenas alavancas, como as alterações no nível dos gatilhos frontais - são três níveis de altura que podem ser mudados a qualquer momento com um simples toque para cima ou para baixo.

As alavancas analógicas são removíveis e você pode fazer isso facilmente, bastando remover a faceplate do controle e clicar em uma pequena alavanca para tirar a peça e encaixar outra - embora seja assustador para um jogador mais casual ver o controle meio desmontado! Não há modelos alternativos de alavanca inclusos no pacote, a ideia aqui é só facilitar a vida na hora de trocar as peças quando as alavancas, eventualmente, tiverem problemas de drift. Mas seria legal ver alguns designs diferentes e ter peças extras inclusas no pacote!

Precisou trocar a alavanca? É só abrir e colocar outra (mas é preciso comprá-la separado)
Precisou trocar a alavanca? É só abrir e colocar outra (mas é preciso comprá-la separado)
Foto: Reprodução

Onde a personalização realmente brilha é nos ajustes via software. Uma nova tela na interface do PS5 permite fazer ajustes em diversos aspectos do Edge, como sensibilidade das alavancas e gatilhos, distribuição dos botões, intensidade de efeito do gatilho e vibração. Você pode configurar perfis de usuários com definições diferentes e alternar entre eles rapidamente.

Entre as opções que podem ser configuradas no DualSense Edge, estão:

  • Até três perfis de usuário armazenados no próprio controle
  • Atribuições de botões personalizados
  • Sensibilidade do stick e ajuste de zona morta
  • Acionar ajuste de zona morta
  • Intensidade de vibração
  • Intensidade do efeito de gatilho

Por exemplo, talvez ao jogar Call of Duty: Warzone 2.0, você vai preferir usar as capas de alavanca mais baixas, ter os gatilhos em uma posição mais baixa para agilizar os disparos, talvez coloque o comando de recarregar em um gatilho inferior e a sensibilidade "Precisa" na alavanca para melhorar a mira. Já em Gran Turismo 7, jogando com capas de alavancas mais altas e os gatilhos nas posições normais mas com uma configuração "Dinâmica" para a mmovimentação das alavancas.

Há muitas possibilidades para explorar e a configuração ideal varia de jogador para jogador. Essa personalização 'exclusiva' é o grande apelo do novo controle.

Considerações

O Edge tem um acabamento diferenciado, mas o design é o mesmo do DualSense
O Edge tem um acabamento diferenciado, mas o design é o mesmo do DualSense
Foto: PlayStation / Divulgação

O DualSense Edge é um controle premium, feito para jogadores dedicados que gostam de experiências personalizadas ou que buscam aquele ajuste fino para melhorar suas performances. As alavancas extras na parte inferior são opcionais e, na real, nem sempre é fácil lembrar delas ou se acostumar a usá-las ao invés dos botões.

Exclusivo para PlayStation 5, o DualSense Edge já está disponível no Brasil.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade