The Callisto Protocol tem combate intenso e ambientação sinistra
Jogo dos criadores de Dead Space chega em dezembro com combinação perfeita de terror e aventura
Um dos jogos mais promissores de 2022, The Callisto Protocol é considerado por muitos fãs como um sucessor espiritual de Dead Space. Não é a toa: um 'survival horror' envolvendo um astronauta, alienígenas zumbis, muitos sustos e desmembramentos é mais do que parecido com o clássico da Visceral Games - e Callisto Protocol é feito pelas mesmas pessoas, mas em um novo estúdio, o que deixa de lado qualquer necessidade de explicações pela semelhança.
O Game On teve a oportunidade de assistir um trecho inédito do jogo da Striking Distance Studios e após ver o protagonista Jacob Lee perambular e lutar pela vida nos corredores da prisão Black Iron, é certo dizer que The Callisto Protocol é um sucessor digno para a franquia Dead Space, mas com potencial para ser muito mais desafiador e envolvente.
O combate em The Callisto Protocol é um dos seus maiores diferenciais. Jacob conta com três opções em seu arsenal: um bastão de choque para ataques próximos, uma arma comum, como uma shotgun, e a arma de gravidade, que era usada pelos guardas de Black Iron para conter prisioneiros - mas que tem usos mais criativos e viscerais nas mãos do jogador. É possível incapacitar os monstros com a arma de gravidade e abate-los usando o próprio cenário.
Rarmente Jacob vai depender de uma única arma,mas sim das combinações entre as três, como o uso do bastão para abrir a guarda de um monstro e aí sim atirar, causando um belo estrago. Também há a opção do "pisão" em inimigos caídos, golpe praticamente obrigatório em survival horrors.
Evolução letal
Com um protagonista bem equipado (ainda que a munição seja escassa), The Callisto Protocol não segura a mão em seus inimigos, os Biófagos. São alienígenas zumbis que sofrem mutações durante a ação, ficando maiores, mais resistentes e cada vez mais mortíferos. É preciso ser rápido para eliminar os oponentes, antes que eles criem tentáculos para agarrar e contaminar Jacob, por exemplo.
Os cenários também são envolventes e variados. A fase mostrada na apresentação, Habitat, era um nível que começa no esgoto, onde é preciso dar um jeito de abrir portas para prosseguir. Criaturas inimigas surgem de lugares inesperados e nem sempre podem ser totalmente contidos pela arma de gravidade - os jogadores devem se preparar para a frustração, pois Jacob vai morrer muitas vezes nesta aventura.
The Callisto Protocol chega em 2 de dezembro para PC, PS4, PS4, Xbox One e Xbox Series X/S.