Ubisoft é processada por tornar The Crew injogável
Dois jogadores da Califórnia decidiram entrar com um processo contra a desenvolvedora após ela encerrar o jogo
Após a Ubisoft retirar o primeiro The Crew das lojas digitais em dezembro de 2023 e encerrá-lo em março de 2024, alegando restrições relacionadas ao licenciamento e infraestrutura do servidor, dois jogadores afetados por isso decidiram processar a empresa em uma ação coletiva, alegando que ela violou as leis de proteção ao consumidor da Califórnia.
“Imagine que você compra uma máquina de pinball e, anos depois, entra em sua casa para jogar, apenas para descobrir que todas barras laterais estão faltando, o pinball e os bumpers sumiram, e o monitor que orgulhosamente exibia sua indiscutível pontuação máxima foi removido”, disseram os advogados no processo, que foi aberto em 4 de novembro em um tribunal da Califórnia e revisado pela Polygon (via VGC). “Acontece que o fabricante do pinball decidiu entrar em sua casa, destruir o interior da máquina de pinball e remover sua capacidade de jogar o jogo que você comprou e pensou que possuía.”
O processo alega que foi justamente isso que ocorreu quando a Ubisoft desligou os servidores de The Crew no começo do ano, deixando os consumidores sem acesso ao jogo que eles haviam comprado.
Os autores de ação judicial também alegam que a embalagem do game “representava falsamente que o The Crew em si estava codificado em discos físicos que os consumidores podiam comprar ou os arquivos digitais que os consumidores podiam pagar para baixar”, quando na verdade “os discos físicos e os arquivos baixados pelos quais os consumidores pagavam eram mais semelhantes a uma chave que eles poderiam usar para abrir os portões deste servidor remoto, que os réus poderiam um dia decidir deixar de manter”.
A parte queixosa quer que o tribunal aprove o processo como uma ação coletiva, para que haja compensação monetária e de danos aos jogadores afetados pelo encerramento de The Crew.
O documento também ressalta que a Ubisoft já havia desligado servidores online de outros de seus jogos, mas manteve a possibilidade de jogá-los offline, como ocorreu em vários títulos antigos da franquia Assassin's Creed.