União Europeia aprova compra da Activision Blizzard pela Microsoft
Aquisição bilionária dos estúdios de Call of Duty e Diablo foi vetada no Reino Unido
A aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft avançou nesta segunda-feira (15) com a aprovação do negócio pela agência reguladora do comércio na União Europeia, uma das mais importantes do planeta.
Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!
O negócio, estimado em US$ 69 bilhões, envolve a compra da ABK (Activision Blizzard King), um dos mais fortes conglomerados de produtoras de jogos, com franquias como Call of Duty, World of Warcraft, Overwatch, Diablo e Candy Crush, pela Microsoft.
A aquisição foi vetada recentemente no Reino Unido, onde os reguladores consideraram que seria prejudicial para a competição no mercado de 'cloud gaming'. A comissão europeia, por sua vez, acredita exatamente no oposto.
Segundo os reguladores da União Europeia, a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft deve gerar mais competição na indústria de videogames, ajudando a alavancar inovação no mercado de jogos em nuvem.
"A investigação aprofundada da Comissão indicou que a Microsoft não será capaz de ferir consoles rivais e serviços de jogos rivais", diz a decisão, que aponta que os reguladores pediram à Microsoft para licenciar os jogos da Activision Blizzard para outros serviços de cloud gaming que desejarem - e a empresa norte-americana aceitou o pedido.
A próxima etapa do processo é a aprovação (ou não) do negócio pela Federal Trade Comission, órgão regulador do comércio nos Estados Unidos.