Vale a pena começar a jogar Fortnite em 2022?
Fortnite faz a alegria da garotada há cinco anos. Sendo você novo ou já um tiozão que decidiu jogar em 2022, será que ainda vale a pena?
Provavelmente você já se deparou com diversos jogos do tipo Battle Royale por aí, e com certeza um deles – se não o primeiro – foi Fortnite. O jogo, reformulado como battle royale em 2017, vem arrastando uma legião de fãs ao redor do mundo e diariamente conquista novos jogadores – que acessam o jogo para conferir se a experiência faz jus à fama. Mas, afinal, ainda vale a pena jogar Fornite em 2022?
O que é Fortnite e Battle Royale
Antes de mais nada, vamos conferir o que, de fato, se trata o jogo Fortnite e como funciona seu gênero, o Battle Royale. Começando pelo último citado, o gênero Battle Royale traz aos jogadores uma nova maneira de se divertir com jogos de tiro e ação. Diferente dos FPSs que oferecem partidas com cerca de 10 pessoas, como Counter-Strike e Valorant, jogos de Battle Royale – como o Fortnite – comportam até cem jogadores numa única partida.
Eles são enviados a um local, que neste caso é uma ilha, e exploram o ambiente em busca de suprimentos para sobreviver. Entre os itens disponíveis, é possível encontrar kits de cura, comida, itens para proteção e, o principal, armamento. Poucos minutos após a entrada de todos os jogadores no mapa, inicia-se uma contagem regressiva para o encolhimento da área segura do mapa.
Isso ocorre pois, como o mapa é muito expansivo para “apenas” 100 jogadores, o ideal seria a inclusão de alguma ferramenta que fizesse um cerco que oferece mais chances dos jogadores se encontrarem e lutarem pela vitória. No caso, o último jogador vivo é o vencedor. Basicamente esses são os elementos que costumam estar presentes em jogos do gênero Battle Royale.
Sobre o Fortnite, bem, ele oferece tudo isso num gráfico mais próximo de uma animação e que chama bastante a atenção. Ao aceitar a partida, você será enviado a um lobby com o restante dos jogadores e, assim que chegarem aos 100, vocês poderão começar a partida. Nesse momento, uma espécie de “ônibus-avião” atravessa o mapa de ponta a ponta, sempre de maneira aleatória, e você decide quando sairá dele e descerá ao mapa. Quando estiver um pouco próximo ao solo, é possível abrir um paraquedas para sua aterrissagem.
As armas oferecidas em Fortnite variam entre pistolas, escopetas, metralhadoras e rifles. Todos os personagens têm uma arma branca, que é uma picareta. Ela não é necessariamente usada como arma branca, mas sim para um dos grandes diferenciais do jogo: as construções.
Construções
Amada por uns e odiada por muitos outros, as construções em Fortnite são recursos que o jogo oferece para diversas funções, como a edificar uma proteção para quando você for se curar ou curar um aliado, para criar uma escada de acesso a lugares mais altos e outras coisas semelhantes.
Desde o início de Fortnite, a mecânica das construções são um constante conflito para pessoas que gostam e outras que detestam – inclusive há jogadores que preferem não jogar Fortnite por conta da inclusão deste recurso. Entretanto, recentemente houve uma notícia de que há planos para a inserção de um modo de jogo em que não há construções. Se você gostaria de conferir o jogo dessa maneira, sugerimos que você jogue agora, mesmo contendo as costumeiras construções, para quando houver este novo modo você já estará habituado.
Modos de jogo
Falando sobre modos de jogo, em Fortnite há – por enquanto – três deles: o já mencionado Battle Royale, o modo Salve o Mundo e o Modo Criativo. Em Salve o Mundo, você e um grupo de aliados devem sobreviver numa espécie de modo campanha, onde são construídos fortes para combater as criaturas que ameaçam as suas vidas e a da Terra.
Para acessar o modo Salve o Mundo, é necessário desembolsar, atualmente, R$ 50. Já no Modo Criativo, você pode criar seu próprio mapa com obstáculos e todo o resto, ou aproveitar algum mapa de outro jogador de acordo com as regras por estes estabelecidas (por exemplo, limite de 16 jogadores em uma partida).
Solo ou party
Outra coisa que ainda chama a atenção de diversos jogadores no mundo todo é a possibilidade de se divertir de diversas maneiras – além da variedade de modos – com outras pessoas ou sozinho. Neste caso, para as partidas tradicionais de Battle Royale, é possível participar sozinho, em grupos de 3 pessoas, em esquadrões com 4 pessoas e alguns outros que estão disponíveis no menu do jogo.
Uma das vantagens de jogar em equipe é a vasta possibilidade de encontrar itens melhores e distribuí-los entre os membros do grupo, bem como oferecer mais chances de ser a equipe vencedora por ter pessoas com habilidades em armas diferentes. Alguém que tenha a mira melhor e seja um sniper, por exemplo, pode fazer a diferença. Também há um checkpoint para ressuscitar os membros que morreram, portanto dessa maneira não é tão difícil assim ficar sozinho o tempo todo.
Capítulo 3
O jogo é atualizado com certa frequência e, com isso, às vezes não é fácil saber se ainda vale a pena jogar Fortnite em 2022. Neste caso, vamos dar uma olhadinha no que sua atualização atual, o Capítulo 3, tem a oferecer aos jogadores. Se tratando de um Battle Royale, você verá, com frequência, locais que já havia passado antes e por isso, agora você poderá conferir locais novos. Há diversos campos com terrenos e ambientes diferentes, desde montanhas nevadas a cânions recheados com gigantes teias de aranhas.
Há também várias armas novas no arsenal: dois novos rifles de assaltos, uma escopeta, uma espingarda, uma pistola, uma metralhadora e um rifle, ou seja, armas para todos tipos de jogadores e gostos. Novas formas de recuperar sua saúde também vieram com essa atualização, com foco nos acampamentos, que nada mais são que barracas jogadas no chão para dormir durante alguns segundos e recuperar sua vida.
Fortnite, que abraça esse estilo de ação, também oferece algumas manobras bem legais para divertir ainda mais os jogadores. Estamos falando da nova maneira de abordar os inimigos com o movimento de deslizar, útil para ataques rápidos ou apenas para manter o estilo mesmo. Ainda sobre manobras, foram incluídos os Lançadores de Teia do Homem-Aranha. Esse equipamento, que pode ser encontrado em lugares aleatórios no mapa, te permite viajar entre os obstáculos igual ao super herói da Marvel, dessa maneira você pode chegar ou sair das lutas de uma forma mais súbita – e, é claro, de uma maneira muito estilosa.
Nesta atualização as missões também sofreram uma repaginada. Se antes você precisava entrar na ilha para conferir seu próximo objetivo, agora você pode fazê-lo antes mesmo de embarcar no Ônibus de Batalha. Há três tipos diferentes de Tarefas e elas recompensam o jogador, principalmente, com Experiência.
As ações em grupo também são destaque nessa atualização. Em certos locais, há entradas que só podem ser acessadas caso haja dois ou mais jogadores, para poder acionar o dispositivo que libera a porta. Outros dois itens de cura também foram incluídos: um spray que cura pouco, mas que possui muitas cargas, e um “refrigerante”, que ao tomá-lo, você pode recuperar a vida toda – caso você não seja atingido durante esse período, isso vai interromper o restante da cura.
Skins
Se nada disso te convenceu a voltar ao jogo, ou simplesmente iniciar sua jornada, talvez um dos fatores que mais agregam em Fortnite pode ser determinante pra você: as skins. Em Fortnite sempre há diversas skins bem diferentes, trazendo personagens como Batman, Mulher Maravilha e Ariana Grande ao elenco do jogo. Ano passado tivemos a presença de Jinx, campeã de League of Legends, alguns personagens do anime Naruto e esse ano vimos Vi, também de League of Legends.
O que não faltam são motivos para você curtir o novo Capítulo de Fortnite – até mesmo aqueles que não gostam das construções têm um motivo para tentar se divertir no jogo. Apesar de tudo o que foi dito, sugerindo um retorno ou ingresso ao jogo, você acha que vale a pena jogar Fortnite em 2022? Conta pra gente nos comentários!