Valve proíbe jogos no Steam que forçam jogadores a ver anúncios publicitários
Novas regras não permitem a oferta de jogos que adotam essa prática
A Valve implementou novas regras relacionadas com anúncios publicitários, proibindo que os jogos forcem os jogadores a assistir esse tipo de conteúdo.
De acordo com as novas regras disponibilizadas pela Valve (via Eurogamer), os desenvolvedores "não devem utilizar formas pagas de publicidade como um modelo comercial nos jogos".
"Caso o modelo de negócio do jogo em outras plataformas dependa de anúncios, você precisará removê-los para lançá-lo no Steam. Entre as opções, há a venda como 'aplicativo pago' de compra única ou distribuição como gratuito para jogar com melhorias opcionais vendidas por meio de microtransações ou conteúdos adicionais (DLCs)."
Os desenvolvedores também "não devem utilizar anúncios publicitários como uma forma de fornecer valor aos jogadores, como dar aos jogadores uma recompensa por assistir ou interagir com anúncios em seus jogos" e "não podem cobrar outros desenvolvedores pelo acesso às funcionalidades do Steam".
A empresa também disse o tipo de publicidade que os jogos podem oferecer no Steam, como "logotipos de patrocinadores reais em carros" ou "personagens vestindo roupas de marcas do mundo real". Também estão permitidas "diferentes atividades de divulgação cruzada no Steam", tais como "conjuntos, eventos promocionais e muito mais", podendo "envolver outros produtos do Steam, bem como produtos e marcas de fora do Steam".
Os jogos também podem ser promovidos por meio de "campanhas para direcionar tráfego às páginas dos seus produtos na Loja Steam".