Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

"Victoria 3 é sobre criar história, não revivê-la", diz diretor

Game de estratégia desafia jogador a prosperar e transformar nações em impérios em plena Revolução Industrial

25 out 2022 - 17h03
Compartilhar
Exibir comentários
Victoria 3 se passa em plena Revolução Industrial
Victoria 3 se passa em plena Revolução Industrial
Foto: Paradox / Divulgação

Produzido pela Paradox Development Studio, Victoria 3 é o lançamento mais recente da série de estratégia 4X que leva o jogador para o tumultuado e empolgante século XIX, onde vai liderar nações e erguer impérios (ou não) em um periodo de grandes transformações sociais.

O Game On conversou com os diretores Martin Anward e Mikael Andersson para saber mais sobre um dos mais aguardados lançamentos da Paradox e como o jogo balanceia representação histórica com a diversão.

"Sempre que lidamos com eventos históricos, temos que equilibrar as necessidades de simulação e mecânica com a imersão histórica do jogador", explicaram os desenvolvedores. "Os sistemas de jogo em Victoria 3 são sobre criar história, não apenas revivê-la".

Para a Paradox, é importante que o jogador se sinta ancorado no período de tempo e reconheça os eventos do game, mesmo que não aconteçam exatamente como na realidade. A mecânica principal de Victoria 3, por exemplo, centrada na industrialização, ca´ptura tanto a prosperidade da indústria em vários países, como seu impacto na disparidade econômica e estratificação da população. 

"Queríamos capturar como o aumento da eficiência das suas fábricas pode ser benéfico em geral, mas como isso também enriquecerá algumas partes da população às custas de outras, modelar as consequências políticas disso". Segundo os diretores, essa mecânica pode recriar eventos históricos facilmente reconhecíveis - ainda que não exatamente na mesma hora e lugar em que se desencadearam no mundo.

Economia, política e transformações sociais são presentes no jogo
Economia, política e transformações sociais são presentes no jogo
Foto: Paradox / Divulgação

Victoria 3 também traz uma ênfase na diplomacia para resolução de conflitos. "Como é um jogo principalmente sobre economia, política e pessoas, queríamos realmente enfatizar o custo da guerra", explicaram os diretores. "Criar uma jogabilidade em torno de tentativas de resolver disputas internacionais sem escalar para um conflito armado".

"Um jogador inteligente deve ser capaz de encontrar aberturas diplomáticas para obter concessões menores por meio de manobras habilidosas, enquanto um jogador que pressiona demais sem uma reputação suficiente para apoiá-lo deve ver o equilíbrio internacional de poder mudar contra eles", exemplificou a Paradox.

Por enquanto, Victoria 3 é um jogo exclusivo para computador, mas cada vez mais, jogos de estratégia 4X ganham espaço nos consoles. Será que o game da Paradox chegará ao PlayStation 5 ou Xbox Series X/S? "Tudo é possível!", disseram os diretores. "Crusader King 3 funciona maravilhosamente em consoles atuais", apontaram. "Como Victoria 3 não requer movimentos de exércitos com precisão cronometrada, é possível que jogo não pareça tão diferente como uma 'experiência de sofá'". Mas a Paradox deixa claro: "Veremos o que o futuro trará, mas no momento, estamos colocando os esforços na versão para PC".

O game de estratégia Victoria 3 está disponível para PC.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade