Wild Dogs é jogo de ação retrô bom para cachorro
Game da brasileira Qubyte traz boas doses de desafio e nostalgia
O jogo de ação e tiro Wild Dogs é o mais recente lançamento da brasileira QUByte Interactive, publisher responsável pelo jogo de pancadaria 99 Vidas e dos ports de jogos como Vasara e The Breakers para as plataformas atuais.
Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!
Produzido pela 2ndboss, Wild Dogs é um game bem original, ainda que fortemente inspirado pelos clássicos jogos do gênero 'run and gun', principalmente pela saudosa franquia Contra, da Konami, mas com referências aqui e ali a outros sucessos do gênero, como Metal Slug e Turrican.
O jogo também chama a atenção pela paleta de cores, que remete aos jogos do portátil Game Boy, com uma variação de tons de verde preenchendo toda a tela. É possível trocar essa paleta por muitas outras opções - são mais de 50 variações - mas sempre seguindo o padrão. É um visual charmoso, com apelo para os fãs de retrogaming e que não atrapalha em nada a jogatina.
Dupla do barulho
A trama de Wild Dogs não poderia ser mais simples: alienígenas invadiram a Terra e o major Frank 'Punpkinhead' Williams precisa salvar o planeta, acompanhado por seu fiel parceiro canino, Teddy, um simpático labrador.
Para lidar com os invasores do espaço, o jogador conta também com algumas armas encontradas pelo caminho e pode alterar entre duas delas durante as fases. As armas têm diferentes projéteis, com tiros múltiplos, bumerangues, lança-chamas e o melhor de todos, o sempre providencial míssil teleguiado.
Teddy acompanha o herói em sua jornada e, em alguns momentos, o jogador pode controlar o aliado canino. Seja para alcançar objetos em áreas muito estreitas por onde o major não consegue passar, ou ao assumir o controle de um traje de combate, o cachorro mostra que não está lá apenas como figurante. Também é bonitinho ver o major fazendo carinho no companheiro quando o jogador fica parado por alguns segundos.
Boa variedade de chefões
Wild Dogs tem seis grandes fases, com uma duração bem maior do que as dos jogos em que se inspira, pontuadas por chefes de vários tipos. O mais legal é que as fases não se limitam ao 'run and gun' tradicional, mas incluem também algumas com progressão verticla a bordo de aviões, outras com helicópteros e progressão lateral e muito mais.
Os chefes também são empolgantes, com alguns ocupando boa parte da tela. É preciso memorizar seus padrões de ataques e movimentos para dar cabo deles sem perder muitas vidas - o jogo segue a linha 'old school' e oferece apenas 3 vidas para o major e nenhum continue ou código de password para voltar até uma missão mais avançada.
Considerações
Wild Dogs é um ótimo jogo de ação ao estilo run and gun, perfeito para jogadores que curtem a jogabilidade de clássicos como Contra ou Turrican. O visual ao estilo 8-bits se encaixa muito bem na proposta e como o jogo não se limita tecnicamente ao que era possível no Game Boy ou Nintendinho, a diversão é garantida.
Só faltou mesmo uma opção de 'Continue' ou password para voltar direto para uma fase avançada. O desafio de passar por tudo várias vezes é parte da experiência e, com prática e atenção, você vai fazer isso quase voando, mas ainda assim, pode incomodar alguns jogadores menos acostumados aos percalços dos games dos anos 90.
Wild Dogs está disponível para PC, PS4, PS5, Switch, Xbox One e Xbox Series X/S.
*Esta análise foi feita no Xbox Series X, com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela Qubyte.