Xbox bane emuladores e usuários se revoltam
Emuladores não autorizados de outras plataformas podiam ser baixados em consoles da Microsoft
A Microsoft corrigiu recentemente uma brecha que permitia que emuladores não autorizados fossem baixados e usados em consoles Xbox, rodando jogos de outras plataformas. Com a mudança, vários emuladores foram banidos dos consoles da marca.
Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!
A comunidade de emulação ficou revoltada com o banimento e criticou a decisão da Microsoft. Segundo os usuários, o recurso era usado para emular jogos antigos de Xbox que eles já possuíam, mas não estão disponíveis nos atuais Series X/S. Além desses jogos, os emuladores também permitiam rodar jogos de outros consoles, como GameCube, PlayStation 2 e Wii.
Ladies and gentlemen, it's been a good run.
But now we've no choice but to @Xbox @XboxP3 #LetUsEmulate pic.twitter.com/K9KO1p655K
— 🇮🇪 gamr13 🇮🇪 (@gamr12) April 6, 2023
"Senhoras e senhores, foi bom enquanto durou", lamentou um usuário ao não conseguir mais ativar um emulador no Xbox e lançar a hashtag #LetUsEmulate ("nos deixe emular", em português).
A Microsoft explicou a decisão ao site norte-americano IGN, apontando que informações que circulam na internet sobre a prática não são precisas e que as regras das lojas digitais do Xbox proíbem a distribuição de “produtos que emulam um sistema de jogo ou plataforma de jogo”.
Sobre os motivos para só agora proibir a distribuição e o uso de emuladores nos consoles Xbox, a Microsoft disse ao site Kotaku que “evoluímos continuamente nossos mecanismos para revisar e executar ações de aplicação de conteúdo distribuído para a loja para garantir o alinhamento com nossas políticas da Microsoft Store”.