Os 10 melhores ‘games’ lançados nos 10 anos do Xbox 360
Videogame fez aniversário no fim de novembro
Um dos 10 mais bem-sucedidos videogames da história, o Xbox 360 completou dez anos no fim de novembro. O console da Microsoft superou - e por uma boa margem - seu antecessor, tanto no número de unidades vendidas quanto no de jogos em sua biblioteca.
Para celebrar o aniversário do aparelho, separamos aqui os dez melhores games lançados para ele. O critério foi a nota do agregador de review Metacritic. Também selecionamos apenas um jogo por franquia (por isso nada de Elder Scrolls IV), demos preferência a títulos AAA e "dispensamos" jogos que chegaram à geração atual, como GTA V (que saiu para PS4 e Xbox One) e Batman: Arkham City (que chegou a ganhar uma versão para Wii U). Confira a lista.
GTA IV
O quarto game da franquia da Rockstar chegou ao Xbox 360 em 2008, e até hoje é dono de uma das maiores notas do Metacritic: 98. O jogo tem como protagonista o sérvio Niko Bellic, que vem aos Estados Unidos em busca de fortuna e de uma vida melhor - mas que, graças a contatos errados, acaba entrando no submundo de Liberty City.
Bioshock
Lançado em agosto de 2007, o jogo de tiro e suspense da 2K Games carrega uma nota 96 no agregador online. A obra mostra a descoberta da cidade abandonada de Rapture, que fica escondida nas profundezas do mar e é repleta de aberrações e mistérios.
Mass Effect 2
Ainda mais aclamado pela crítica do que seu antecessor, Mass Effect 2 saiu em 2010 e tem um belo 96 no Metacritic, assim como Bioshock. Dando continuidade ao primeiro game, esta sequência coloca você novamente no papel do Comandante Shepard e mostra os seres humanos correndo um risco ainda maior do que enfrentaram antes.
The Elder Scrolls V: Skyrim
Uma das obras-primas da Bethesda, o quinto Elder Scrolls é outro com nota 96. Lançado em 2011, o jogo narra a história do último Dovahkiin, um caçador capaz de usar os poderes dos dragões e que tem a missão de derrotar o Deus da destruição antes que ele destrua a tudo e a todos. O game tem um amplo mundo aberto e algumas centenas de missões, o que faz dele um dos jogos mais longos do Xbox 360.
Red Dead Redemption
Um "GTA do faroeste", como foi chamado logo após o lançamento, o game da Rockstar tem nota 95 e chegou ao Xbox 360 em 2010. No papel do antigo fora-da-lei John Marston, o jogador encara duelos de pistolas, brigas de bar e outras peculiaridades do Velho-Oeste, retratado em um amplo mundo aberto, como manda a tradição da desenvolvedora.
Portal 2
O primeiro Portal é um dos jogos de quebra-cabeça mais geniais já feitos. Mas seu sucessor, lançado em 2011, consegue ser ainda melhor. Mantendo a base do game original, o segundo capítulo tem ainda mais fases (melhor elaboradas) e um divertido modo cooperativo para até duas pessoas. Não é à toa que conseguiu uma média 95 no Metacritic.
Halo 3
Outra sequência, o terceiro Halo do Xbox 360 chegou em 2007 e recebeu as mesmas boas críticas dos dois jogos anteriores. Com gráficos melhorados, o game traz um novo protagonista para fazer companhia a Master Chief: um ex-líder Covenant, o Arbiter, que pode ser controlado pelo jogador 2 na campanha cooperativa. O jogo tem média 94 no agregador.
Gears of War
De volta ao Xbox One com um remake, o Gears of War original foi lançado ainda em 2006 para o clamor da crítica e dos jogadores. Com uma nota média de 94, o game da Epic, de tiro em terceira pessoa, mostra uma Terra destruída por alienígenas chamados Locusts. No papel do soldado Marcus Fenix e liderando uma equipe de brutamontes, cabe ao jogador destruir os invasores e salvar o que resta da humanidade.
Call of Duty 4: Modern Warfare
Depois de passar três capítulos na Segunda Guerra Mundial, o quarto Call of Duty chegou, em 2007, aos dias atuais para retratar uma guerra moderna. A mudança na ambientação rendeu uma média de 97 no Metacritic e mais duas sequências com os mesmos protagonistas.
Fallout 3
Depois de sair das mãos da Black Isle Studios, a franquia Fallout voltou aos videogames com muito estilo - e muito diferente. Em vez de ser um RPG com visão superior e batalhas por turno, o terceiro jogo da franquia adotou, para os combates, elementos do gênero de tiro em primeira pessoa, além de um visual bem mais moderno. Os fãs mais tradicionais da franquia reclamaram um pouco, mas o game se tornou uma unanimidade entre críticos, com nota 93.