Entenda por que o modo "Warzone" de "Halo 5" é tão único
Modo multiplayer junta até 24 jogadores em um mapa enorme
Uma das maiores novidades de Halo 5: Guardians é o Warzone. O modo multiplayer junta até 24 jogadores em um mapa gigantesco, unificando elementos de diversos modos e gêneros de jogos diferentes. E é justamente essa mistura que torna essa novidade tão única nos videogames, na visão de Kevin Franklin, diretor de Design do estúdio 343 Industries.
“[O modo] tem todas as armas, veículos e inimigos controlados pelo computador que você vê na campanha e por todo o jogo, além de um monte de coisas únicas”, disse Franklin, em entrevista ao site DailyMail. “Nós queríamos colocar tudo que está em Halo em um só lugar.”
O diretor de Design explicou que as semelhanças do modo Warzone com jogos do gênero MOBA como League of Legends e Dota 2 são intencionais. Nesses games, o jogador controla tropas de personagens espalhadas por um mapa com três estradas. Todas dão na base inimiga, e o objetivo é organizar esses soldados para invadir e destruir a base do oponente – algo que os jogadores de Halo 5 também precisam fazer no novo modo multiplayer.
Os elementos parecidos ainda incluem os chefões lendários controlados pelo computador, que aparecem em pontos diferentes dos mapas e rendem bônus quando são eliminados. Mas as semelhanças acabam por aí, como destacou Franklin: “Muita coisa é única em Halo, e não dava para simplesmente copiar ou transplantar isso para a estrutura de um MOBA”.
Na entrevista, Franklin ainda tomou um tempo para confirmar que o principal motivo para remover o multiplayer com tela dividida foi melhorar os gráficos, fazendo o jogo rodar sempre a 60 quadros por segundo. É a primeira vez que isso acontece em um título da franquia Halo, por sinal –, os jogos anteriores sempre rodaram a 30 fps, o que era questionado por jogadores mais fanáticos por games de tiro.