Qualquer Xbox One pode ser usado para desenvolvimento, diz Microsoft
A Microsoft confirmou planos de permitir que desenvolvedores independentes publiquem seus jogos no Xbox One, sem dependência de publicadoras, até o fim de seu primeiro ano de comercialização.
“Nossa visão é que toda pessoa possa ser um criador. Que qualquer Xbox One possa ser usado para desenvolvimento. Que cada jogo e experiência possa tirar vantagens de todas as funções do Xbox One e Xbox Live”, disse Marc Whitten, vice-presidente corporativo da Xbox, em comunicado. “Isso significa auto-publicação. Significa Kinect, a nuvem e conquistas. Significa grande descobertas do Xbox Live. Teremos mais detalhes sobre o programa e cronograma na Gamescom, em agosto”.
Porém, para o site Polygon, o executivo esclareceu que nem tudo está claramente definido. “É uma visão, é como arquitetamos o Xbox One. Mas isso ainda não estará lá no lançamento”.
Whitten também explicou que o suporte aos indies irá acontecer por fases, que provavelmente terá uma versão Beta e discussão de políticas de uma maneira mais pública.
Antes do anuncio do Xbox One, a Microsoft já havia recebido críticas dos pequenos desenvolvedores sobre sua ferramenta de criação, XNA, e de seu canal Xbox Live Indie Game por isolar seus jogos de onde os usuários normalmente procuram por novidades, no Xbox 360.
“Nossa intenção é que não tenha um gueto dos indies”, explicou. “Eu acredito em alguma curadoria e que o melhor chegue ao topo. Mas eu também quero ser capaz de ver o que é tendência na superfície. No fim doa dia, descobertas será feiras pela curadoria humana e uso [desses jogos]”.