Zeenix quer ser PC portátil que cabe no bolso
Tectoy revela novas informações sobre lançamento que chamou a atenção na gamescom latam
Sem dúvidas, um dos estandes mais concorridos da gamescom latam, primeira edição do evento que aconteceu no último fim de semana em São Paulo, era o da Tectoy. E se você pensa que a marca estava lá para celebrar as glórias do passado, ledo engano: a grande atração foi o Zeenix, lançamento que chega para disputar uma fatia do promissor segmento de PCs portáteis para jogos.
Capitaneado pelo Steam Deck, da Valve, esses dispositivos vêm conquistando a atenção dos gamers, combinando a praticidade de um aparelho portátil com o poder de fogo dos computadores. Enquanto os concorrentes miram em hardwares cada vez mais poderosos – com preços nas alturas – a Tectoy vai tentar atrair o público com preços competitivos. O Zeenix é uma versão nacional do portátil chinês AYN Loki e chegará aqui em dois modelos, com a promessa de ser o PC portátil com o preço oficial mais barato do Brasil.
"Estamos entrando no segmento de forma pensada para os brasileiros, oferecendo o melhor custo-benefício", disse Pedro Caxa, head de games e marketing da Tectoy, ao Game On. Segundo o executivo, nenhum dos aparelhos vendidos oficialmente no Brasil está na mesma faixa de preço do Zeenix atualmente.
O Zeenix é uma adaptação do AYN Loki, com ajustes e melhorias projetadas para o mercado local que vão além de uma interface 100% própria para organizar os jogos e aplicativos do usuário. A versão Lite do Zeenix conta com um processador AMD Athlon 3050, 256 GB de armazenamento em SSD e 8 GB de memória RAM. Já o Zeenix Pro tem um hardware mais potente e traz processador AMD Ryzen 7 6800U, 512 GB de armazenamento em SSD NVME e 16 GB de memória.
Ambos contam com tela de 6 polegadas, resolução de 1080p e taxa de atualização de 60 Hz. Além disso, oferecem conectividade Wi-Fi 5 e Bluetooth 4.2 e já vêm com o Windows 11 Home instalado. Para completar, é certificado pela Anatel e terá garantia brasileira, uma vantagem e tanto sobre a versão original importada.
Em termos de portabilidade, é um dispositivo do tamanho de um Nintendo Switch, um pouco mais robusto, é claro, por conta das peças de computador, mas bem menor do que o Steam Deck ou outros modelos vendidos por aqui. Há uma série de acessórios disponíveis, como controles, teclados e mouses.
Quer ficar por dentro do mundo dos games e conferir artigos exclusivos como este em primeira mão? Assine a newsletter Extra Level do Terra Game On!
O Zeenix fez sucesso na gamescom latam, e o lançamento está mais próximo do que os fãs imaginam. O portátil chegará às lojas ainda este ano e, mesmo que a Tectoy não crave uma data, perguntei se seria mais perto do Dia das Crianças ou do Natal: “Dia das Crianças está mais quente”, confidenciou o executivo. “Será no próximo trimestre”.