Presidente da França lança servidor de Minecraft
Emmanuel Macron utilizou o game como parte de sua campanha para reeleição
O Presidente da França, Emmanuel Macron, inovou nesta semana ao lançar um servidor de Minecraft como parte de sua campanha para a reeleição à presidência do país Europeu. Um dos objetivos desta abordagem é se comunicar com um público mais jovem e conseguir ampliar sua presença eleitoral neste nicho da sociedade.
Lançado na última terça-feira (29), o servidor conta com uma reconstrução no Minecraft de locais como o Élysée Palace, casa que é ocupada pelo presidente do país. Além de trazer uma reconstrução fiel e em uma mídia diferente, Macron pode se aproveitar do mundo digital para promover alterações em locais com adições de detalhes de sua campanha. Além disso, o servidor também conta com uma reprodução digital do QG de campanha do candidato.
🧱 avec vous sur Minecraft : https://t.co/ZAED1dxxr8 pic.twitter.com/UNdMo0EsY2
— Emmanuel Macron avec vous (@avecvous) March 29, 2022
A ação do presidente da França é uma das primeiras abordagens políticas de maior impacto no chamado metaverso. Vale ressaltar que o metaverso é o conceito de um mundo digital, com quase nenhuma limitação. Minecraft, por sua liberdade de construção e reprodução da realidade em um formato digital, é um dos metaversos mais conhecidos e utilizados atualmente.
Aliás, vale ressaltar que alguns usuários do Twitter, onde a equipe de Macron realizou o anúncio do servidor, brincou com o fato de que o público alvo de Minecraft sequer teria idade para votar. Isso porque a idade mínima para se votar na França é de 18 anos e o game conta com um público grande abaixo desta faixa.
Minecraft é um jogo sandbox de construção de mundos e está disponível para PC, Xbox One, Xbox Series X/S, PlayStation 4 e PlayStation 5.