PS4: 8 exclusivos subestimados do console da Sony
O universo dos videogames é vasto e alguns verdadeiros tesouros podem acabar ofuscados pela sombra dos nomes mais populares. No reino do PS4, console da Sony que completa 10 anos de mercado nesta quarta-feira (15), há uma seleção de jogos exclusivos que, embora competentes em suas execuções, foram subestimados e não tiveram parte do merecido reconhecimento.
Nesta jornada pelos cantos menos explorados do catálogo do PlayStation 4, vamos descobrir e celebrar algumas dessas "gemas" escondidas do console. Aliás, se você ainda joga na geração passada e está procurando novas aventuras que valham seu tempo, talvez esta lista do Voxel com oito exclusivos subestimados do PS4 possa te dar uma luz.
8 exclusivos subestimados do PS4
The Order: 1886
The Order: 1886, um título que prometia uma experiência única, infelizmente não encontrou o sucesso estrondoso que muitos esperavam. Lançado em 2015 como exclusivo de PlayStation 4, a aventura cativou os jogadores com sua narrativa alternativa de uma Londres vitoriana e repleta de elementos steampunk.
Contudo, apesar da sua rica ambientação, gráficos deslumbrantes e uma pegada mais cinematográfica, o título foi ofuscado por críticas relacionadas à sua duração relativamente curta e ao foco excessivo nas cutscenes, que reduziam a interatividade, segundo alguns jogadores.
Tearaway Unfolded
Lançado originalmente em 2013 para o PS Vita e posteriormente para o PS4, Tearaway Unfolded, joia criativa desenvolvida pela Media Molecule, oferece uma experiência única que utilizou de forma inovadora os recursos do PlayStation 4 na época — principalmente o DualShock 4.
Apesar do charme, originalidade e estilo de arte carismático, o jogo não alcançou a fama merecida, em partes devido ao seu lançamento em meio a uma concorrência intensa. Alguns dos títulos lançados em sua janela incluíam Metal Gear Solid V: The Phantom Pain, Mad Max, Forza Motorsport 6, FIFA 16 e Super Mario Maker.
Knack II
Desenvolvido pela "falecida" Japan Studio, o Knack original foi essencialmente uma demonstração técnica destinada a explorar todo o poder de fogo do PS4 na época do seu lançamento. Parecia ótimo, mas a alta dificuldade e o gameplay superficial simplesmente desviaram a atenção de muitas pessoas.
Knack II buscou corrigir as falhas apontadas em seu antecessor, oferecendo melhorias nas mecânicas de jogo e uma narrativa mais desenvolvida. No entanto, apesar dos esforços, o título não conseguiu alcançar o reconhecimento merecido, já que a falta de novidades contribuiu para uma recepção mais modesta do jogo.
Porém, o gameplay acessível para crianças e desafiador para os adultos, além dos puzzles e modo cooperativo divertido, fizeram a aventura encontrar seu espaço entre jogadores que apreciam experiências mais leves e familiares.
Dreams
A Media Molecule expandiu os horizontes com Dreams, game que oferece um leque quase infinito de possibilidades na criação de jogos e modelos em 3D. O título foi lançado em fevereiro de 2020 e oferece todos os recursos necessários para que os jogadores possam criar games funcionais ou homenagear outras franquias.
Explorar a criatividade para recriar Ratchet & Clank ou até mesmo uma arte impressionante baseada em Elden Ring são alguns dos exemplos.
O sucesso do game entre a comunidade criadora de conteúdo parece não ter conquistado o interesse do público comum, segundo um artigo do Kotaku publicado em dezembro de 2020. O texto sugere algumas razões para o jogo não ter emplacado, sendo a falta de incentivo para retornar às criações a principal delas.
Until Dawn
Apesar de ter recebido elogios pelo elenco, pela narrativa inovadora e a capacidade de moldar a história com base nas escolhas dos jogadores, Until Dawn não atingiu o mesmo nível de fama de alguns outros exclusivos do PS4. Uma possível razão pode ser a natureza específica do jogo, que é um thriller interativo com ênfase na narrativa.
Indo na contramão da ação intensa, os jogadores que procuravam um gameplay mais tradicional talvez não tenham se sentido muitos atraídos pelo formato de Until Dawn. No entanto, é importante mencionar que o jogo pode conquistar aqueles de "mente aberta", principalmente os entusiastas do terror.
InFamous: Second Son
InFamous: Second Son, embora tenha sido um dos primeiros first party de PlayStation 4, também não atingiu o mesmo patamar de reconhecimento que alguns outros jogos da plataforma. Apesar de oferecer um gameplay sólido e um mundo aberto bem divertido de explorar, a concorrência intensa de AAAs no lançamento do console de geração passada pode ser um dos fatores que o tornaram um exclusivo subestimado de PS4.
Não entenda mal: Second Son é um ótimo jogo — e o DLC First Light também é uma experiência que deve ser apreciada. Portanto, é importante destacar que, apesar de não ter alcançado o mesmo status de alguns de seus contemporâneos, isso não significa que a aventura protagonizada por Delsin Rowe seja ruim. Muito pelo contrário: só faltaram holofotes.
Days Gone
Apostando em visuais impressionantes, mundo aberto, narrativa envolvente e mecânicas robustas de sobrevivência, Days Gone também não parece ter alcançado o mesmo nível de reconhecimento dos outros exclusivos de PS4 — mesmo que ofereça uma experiência única de explorar um vasto mapa repleto de zumbis e missões para cumprir.
O potencial motivo pode estar relacionado à saturação de jogos de mundo aberto durante o lançamento, assim como a temática de apocalipse zumbi. Além disso, alguns críticos e jogadores mencionaram problemas técnicos no lançamento, que podem ter afetado a experiência e impactado negativamente na recepção — consequentemente, ofuscando a aventura de Deacon St. John ao longo dos anos.
Menção honrosa — AstroBot: Rescue Mission
Com o anúncio do PSVR, a maioria dos fãs imaginou grandes aventuras em primeira pessoa com um tipo de exploração jamais antes vista nos videogames — e essa expectativa, em partes, foi correspondida.
Porém, são experiências como AstroBot: Rescue Mission, um jogo de plataformas em 3D, que realmente fizeram o dispositivo de realidade virtual do PS4 valer a pena — apesar do pouco reconhecimento, principalmente por ser uma plataforma que nem todos têm acesso.
O gameplay básico de AstroBot: Rescue Mission é terrivelmente revolucionário. Como apontada na análise do Voxel, a carismática aventura do robozinho da PlayStation é tão genial que "redefine a realidade virtual", tal como Mario 64 fez com o 3D no Nintendo 64 lá nos anos 1990. Sim, este é o tipo de experiência indispensável caso você tenha o primeiro PSVR.
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