PUBLICIDADE

PS5 Pro pode chegar em 2024 com melhorias para games em 8K

Novo vazamento aponta que PS5 Pro teria potência de 30 WGP, cerca de 60 Unidades Computacionais, para melhorar a taxa de quadros em resolução 4K

24 jul 2023 - 13h26
(atualizado às 14h01)
Compartilhar
Exibir comentários

A Sony já pode estar desenvolvendo uma versão turbinada do PlayStation 5. Segundo um vazamento do informante Tom Henderson para o site keyToGaming, a gigante japonesa trabalha no PlayStation 5 Pro e planeja um lançamento para dezembro de 2024. Antes disso, pode lançar uma versão diferente com o "PS5 Slim" ainda neste ano.

Henderson tem um histórico grande de acertos na indústria, porém sempre é bom levar esse tipo de informação como rumor. De acordo com fontes do insider, o desenvolvimento do dispositivo começou no início de 2022 e é chamado internamente de Project Trinity.

É esperado que a maior parte dos estúdios comece a receber os kits de desenvolvimento já em novembro e eventos de demonstração já estão acontecendo por parte da fabricante.

Foto: Dennis Cortés/Unplash / Canaltech

Ainda não há especificações detalhadas sobre o modelo, mas Henderson sugere que a placa gráfica do PS5 Pro teria 30 WGP (WorkGroup Processors), equivalente a cerca de 60 Unidades Computacionais. Para comparação, o PlayStation 5 padrão tem apenas 36 dessas unidades, enquanto o Xbox Series X recebeu 52 Unidades Computacionais.

A memória de vídeo também deve receber uma atualização, saltando de 14 Gbps para 18 Gbps. A aceleração de Ray Tracing via hardware deve permanecer e o codinome do SoC é "Viola", segundo o leaker Kepler_L2. Com esses detalhes, é praticamente certo que a fabricação dos componentes será novamente da AMD, assim como nas gerações anteriores.

Melhorias no 4K e suporte para mais jogos em 8K

Com esse poder de fogo, a Sony almeja aumentar a taxa de quadros na resolução 4K para melhorar a estabilidade. Além disso, o hardware deve habilitar um novo "modo performance" para rodar títulos em 8K.

Como não é possível se debruçar sobre as especificações completas, é provável que a AMD lance o chip gráfico com base na microarquitetura RDNA 3.5. Essa tecnologia chegará primeiro nas APUs Strix Point também no fim de 2024, logo faz sentido que haja essa customização de chips para o videogame.

Além disso, a AMD também trabalha no FidelityFX Super Resolution 3. A tecnologia de redimensionamento de imagem pode ser uma grande aliada para o "modo performance" em 8K e até ajudar o console a entregar taxas de frames mais altas em 4K, como os 120 quadros por segundo em games mais exigentes.

Além disso, o leaker revela não ter informações contundentes sobre o suposto PlayStation 5 Slim. No entanto, Henderson indica que, na verdade, se trata de uma versão com leitor de disco destacável para substituir o PS5 padrão e não necessariamente uma versão mais compacta.

O PlayStation 5 Pro deve ser lançado em novembro de 2024, mas até lá muita coisa pode mudar. Por fim, o insider comenta que a próxima vez que vazar algum conteúdo sobre a série de consoles será a respeito do PlayStation 6, que só deve chegar a partir de 2027.

Fonte: KeyToGaming (via VideoCardZ)

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade