Relação homossexual em 'The Sims' foi feita sem autorização da EA
Programador homossexual alterou o código sem perguntar para estúdio e nunca foi repreendido pela EA Maxis
Na GaymerX, evento de games voltado para o público LGBT, que aconteceu em São Francisco, no último final de semana, o desenvolvedor de The Sims 4, David "Rez" Graham, contou como outro programador da Electronic Arts permitiu que personagens do mesmo sexo se relaciossem dentro do jogo. As informações são do site Gamasutra.
Meses antes do lançamento do simulador de vida humana, em 2000, o programador Jamie Doornbos alterou o código que possibilitava a ação sem consultar ninguém. E o estúdio EA Maxis nem se importou.
“Ele foi lá um dia e fez. E ninguém questionou sobre isso, o que foi bem legal. Ele tem reputação de chegar e fazer as coisas, então ele escreveu o código sem nenhuma reunião ou discussão”, disse Graham em uma mesa de discussão sobre como a EA traz uma audiência diversificada para seus jogos.
De acordo com o desenvolvedor, Doornbos, que é homossexual, não foi questionado sobre a ação porque The Sims é um jogo causal. “Seria muito mais difícil se isso fosse feito em um grande jogo AAA”, contou.
Graham ainda explicou que proibir a relação entre personagens do mesmo sexo seria um trabalho extra que não justifica a comparação com “o fator repugnância” de outros tabus sociais. “Quando você tem que especificadamente escrever um código para prevenir incesto, homossexualismo parece bastante brando”, apontou.
“Homossexualismo não é novo, é algo que existe no mundo e nós, da Maxis, estamos tentando simular as pessoas em nosso mundo. A conversa não é sobre se incluímos, mas como incluímos isso”, concluiu.