Saiba como a invasão da Rússia à Ucrânia impacta os esports
Alguns dos maiores pro players do mundo são ucranianos; times da região tem jogadores das duas nacionalidades
A Rússia invadiu a Ucrânia na madrugada desta quinta-feira (24), após semanas de tensão nas fronteiras entre os dois países. Ainda não se sabe qual será a escalada do conflito e suas consequências para o mundo, mas a invasão já preocupa os fãs de esports, pois a Ucrânia é a terra natal de muitos pro players, como s1mple, considerado o melhor jogador de CS:GO da atualidade.
Pelo menos uma dúzia de jogadores profissionais de destaque nos esports, em jogos como DotA 2, Counter-Strike e Valorant, são ucranianos. Confira:
- Artstyle (DotA 2)
- Asunaa (Valorant)
- B1ad3 (CS:GO)
- b1t (CS:GO)
- Dendi (DotA 2)
- Edward (CS:GO)
- Kira (LOL)
- Mira (DotA 2)
- s1mple (CS:GO)
- Yatoro (DotA 2)
- Xboct (DotA 2)
Ainda não se sabe se a invasão à Ucrânia vai provocar adiamentos nos calendários de competições de esport, na Europa e no mundo.
Rússia e Ucrânia nos esports
Rússia e Ucrânia não são estranhos no meio dos games competitivos, inclusive com equipes importantes formadas por jogadores de ambas as nacionalidades. A Natus Vincere (Na'Vi), time de s1mple, tem 3 russos e 3 ucranianos na equipe de CS:GO que venceu o Major de 2021. Se o maior nome do time é o ucraniano s1mple, outra estrela em ascensão é o russo Monesy, considerado o mais promissor pro player de CS:GO atualmente.
A equipe vencedora do The International 2021, o mundial de DotA 2, é a Team Spirit, um time da Rússia que conta com dois pro players ucranianos e 3 russos em sua formação.
Ambos os países tem forte representatividade no cenário dos games competitivos, competindo em torneios como o LCL de League of Legends - em que tem sua própria região, a Comunidade dos Estados Independentes - e em torneios de Valorant, Dota 2, CS:GO e outros jogos nos campeonatos europeus.
O astro da Na'Vi publicou vários tuítes comentando a situação no país nesta madrugada:
My city is shelled r fck n
— Sasha (@s1mpleO) February 24, 2022
"Minha cidade está sendo bombardeada pra c***lho", relatou s1mple.
Asuna, que tem dupla cidadania americana e ucraniana, agradeceu aos fãs que mandaram mensagens perguntando sobre sua família.
Appreciate all the people msging me about my family. Most of my family members are safe at the moment. Crazy what is happening right now, praying for everyone in Ukraine 🇺🇦 🙏
— 100T Asuna (@Asunaa) February 24, 2022
O pro player de Valorant explicou que todos estão em segurança no momento e disse que está rezando pelas pessoas na Ucrânia.
Repercussão internacional
A Team Liquid divulgou que vai disponibilizar seus apartamentos na Holanda para qualquer jogador que não seja da organização e não consiga voltar para casa neste momento.
A Imperial, organização polonesa que recebeu a Last Dance, já comunicou que os jogadores voltarão do bootcamp da Polônia mais cedo que o planejado. A equipe de FalleN já se prepara para retornar ainda hoje ao Brasil:
Estamos organizando tudo para voarmos ainda hoje e retornar ao Brasil. #Paz #NoWar
— Ferrer_CS (@Ferrer_CS) February 24, 2022
Por enquanto, a organização da IEM Katowice 2022 confirmou que o torneio continuará acontecendo normalmente na Polônia, país que faz divisa com a Ucrânia.