Saiba tudo sobre Diablo IV
Jogo chega para PC e consoles em 2023; confira todas as novidades do RPG da Blizzard
Revelado na BlizzCon de 2019, Diablo IV finalmente ganhou uma janela de lançamento na conferência Xbox & Bethesda Showcase no dia 12 de junho: o aguardado RPG de ação chegará em 2023. Já são 10 anos desde Diablo III, mas a espera para se aventurar de novo pelo Santuário parece finalmente estar acabando.
Desde o anúncio, a Blizzard vem revelando diversas informações sobre o jogo. Além disso, a desenvolvedora já abriu as inscrições antecipadas para os futuros períodos de testes beta, que ainda não têm datas reveladas. Diablo IV chega apenas no próximo ano para PC e Consoles, mas enquanto Lilith se aproxima cada vez mais do horizonte, o Game On conta tudo o que você precisa saber.
Qual é a história de Diablo IV?
Décadas depois dos acontecimentos de Diablo III, a batalha interminável entre o Paraíso Celestial e o Inferno Ardente continua, e o caos ameaça consumir o Santuário mais uma vez. Enquanto demônios depravados e animais corrompidos andam impunes, a população se esconde em cantos escuros tentando sobreviver mais um dia.
Conhecida como a Filha do Ódio, Lilith renasceu no mundo mortal, evocada por um ritual sombrio após longo tempo de exílio. Seu retorno não só desperta emoções ardentes no coração de quem se aproxima, seja demônio, humano ou fera, mas traz uma nova era de escuridão e sofrimento. Cabe ao aventureiro retomar vilarejos sitiados, explorar masmorras corrompidas e descobrir segredos perdidos enquanto luta pelo destino do mundo.
Quais são as classes de Diablo IV?
Dessa vez, o Santuário contará com cinco classes de heróis personalizáveis para enfrentar os horrores inomináveis que assolam a terra. A primeira, e talvez mais clássica delas, são os Bárbaros: donos de uma força inigualável, eles usam gritos de guerra assustadores que mandam para longe as hordas que se aproximam.
Retornando de Diablo II, temos os Druidas, transmorfos selvagens que se transformam para lutar ao lado das feras. Eles também controlam o poder da terra, dos ventos e das tempestades e usam a fúria da natureza para causar efeitos devastadores.
Semelhante aos Caçadores de Demônios de Diablo 3, as Renegadas são guerreiras ágeis especializadas no combate de longo ou de curto alcance. Elas são capazes de vencer inimigos com armas imbuídas e ataques com combos poderosos.
Já as Magas, antes chamadas de Arcanistas, controlam os elementos e costumam garantir uma fácil vitória. Seus poderes são imensuráveis e elas têm a natureza em suas mãos, lançando relâmpagos, empalando inimigos com lascas de gelo ou fazendo chover meteoros flamejantes.
Por último, os Necromantes são evocadores perspicazes que conjuram hordas de mortos-vivos para limpar o Santuário. Suas essências fluem em três poderosos bastiões de ossos, sangue ou sombra.
Diablo IV será somente online?
Sim. Segundo a Blizzard, não será possível jogar Diablo IV offline. É importante ressaltar que o jogador será capaz de jogar todo o conteúdo sozinho e inclusive criar seções privadas para desbravar masmorras, mas enquanto se aventura pelo mundo aberto do jogo poderá encontrar outros jogadores.
Com isso, a desenvolvedora pretende tornar Diablo IV um jogo mais social. Haverá, inclusive, alguns eventos de escala mundial, que convocarão os jogadores para lutar lado a lado.
Diablo IV terá PvP?
Outra novidade de Diablo IV é a possibilidade de enfrentar outros jogadores em modos PvP, que acontecerão em Fields of Hatred (Campos de Ódio, em tradução livre) - áreas que foram amaldiçoadas por Lilith, onde há monstros para derrotar e tesouros para coletar.
Esses Campos funcionam como masmorras, e os jogadores poderão atacar uns aos outros para coletar fragmentos que podem ser purificados e trocados por itens cosméticos, que não afetam o progresso.
Segundo Joe Piepiora, designer de sistemas de Diablo IV, "o PvP não será justo. Você entra no Field of Hatred sem saber o que ou quem vai enfrentar, e isso é empolgante". A ideia é parecida com os confrontos entre facções de World of Warcraft, cultuado MMO da Blizzard, e deve garantir uma boa dose de emoção - e ódio - ao jogo.
Diablo IV terá crossplay e cross-save?
Atendendo os pedidos da comunidade, Diablo IV terá crossplay e progressão multiplataforma - recursos que já tinham sido implementados em Diablo II Remastered e em Diablo Immortal. Isso quer dizer que será possível jogar com outros jogadores independente das plataformas utilizadas e, além disso, será possível usar o mesmo personagem em plataformas diferentes: por exemplo, será possível começar um jogo no PC e continuar no Xbox Series X.
Diablo IV terá microtransações e expansões?
Segundo o líder da comunidade global de Diablo, Adam Fletcher, Diablo IV terá microtransações. Porém, a Blizzard deve ter aprendido com as críticas recebidas por Diablo Immortal e, segundo Fletcher, deve implementar microtransações apenas para itens cosméticos, que não são obrigatórios e não interferem no desempenho dentro do jogo. Além disso, futuras expansões do game também serão cobradas.
Diablo IV estará no Game Pass no lançamento?
Embora tenha aparecido em mais de um evento de Xbox ao longo dos anos, Diablo IV não teve seu lançamento no Xbox Game Pass anunciado pela Microsoft ou pela Blizzard Entertainment. Porém, é possível que o jogo chegue ao serviço quando a aquisição da produtora norte-americana pela Microsoft for concluída.
Quando e para quais plataformas Diablo IV será lançado?
Diablo IV ainda não tem uma data exata de lançamento definida, mas chegará em 2023 para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X/S.