Square Enix vende estúdios de Tomb Raider, Deus Ex e Vingadores
Crystal Dynamics, Eidos e Square Enix Montreal forma vendidos por US$ 300 milhões
O Embracer Group fechou um acordo com a Square Enix para a aquisição dos estudios Crystal Dynamics, Eidos-Montreal e Square Enix Montreal, levando importantes franquias na compra, como Tomb Raider, Deus Ex, Thief e mais de 50 outras marcas.
O grupo pagou cerca de US$ 300 milhões pelos estúdios e franquias, que será pago de uma única vez quando o negócio for fechado definitivamente, entre julho e setembro deste ano.
"Estamos empolgados em receber estes estúdios no Embracer Group", disse o CEO Lars Wingefors. "Nós reconhecemos as fantásticas IPs, talento criativo de nível global, e histórico de excelência que eles demonstraram várias vezes nas décadas passadas".
Segundo a Square Enix, a decisão da venda veio da adaptação da publisher japonesa às mudanças que estão acontecendo no ambiente de negócios global e ao crescimento da tecnologia de blockchain, cloud gaming e inteligência artificial - e seu interesse em investir mais em cada uma delas.
A Crystal Dynamics trabalha atualmente em um novo jogo da série Tomb Raider. A Eidos Montreal, bem conhecida pela franquia Deus Ex, também foi responsável pelo fiasco de Marvel's Avengers, em 2020, e pelo sucesso premiado de Marvel's Guardians of the Galaxy em 2021. A Square Enix Montreal desenvolve jogos de celular como Hitman Sniper, Lara Croft Go e outros.