Street Fighter 2 de SNES perdeu função essencial do Arcade; veja
Street Fighter se tornou referência por trazer diversas mecânicas famosas para o mundo dos games de luta. Uma dessas opções eram os combos, algo possível na versão para fliperama e também no Mega Drive, mas que ficou ausente no Super Nintendo.
Esse detalhe foi notado neste mês de novembro por um youtuber conhecido como St1ka. Em uma mensagem publicada no Twitter, ele menciona que a versão de Street Fighter II: The World Warrior e Street Fighter II Turbo perderam o sistema conhecido como CPS1 Chains.
I just learned the SNES version of street fighter 2 doesn't have chain combos.
I'm surprised by how rarely this seems to be mentioned pic.twitter.com/xCveDbgqly
— St1ka (@St1ka) November 26, 2023
Apesar de não contar com um marcador de acertos (algo que apareceu pela primeira vez em Super Street Fighter II), já era possível realizar algumas sequências em Street Fighter II. Caso esteja curioso, o vídeo abaixo mostra, em detalhes, como esse sistema funciona nos fliperamas.
O que exatamente é CPS1 Chain?
Em linhas gerais, esse sistema em Street Fighter II funciona quando o chute fraco é cancelado rapidamente e substituído por outro movimento. Dessa forma, se você estiver com Ryu e pressionar chute fraco abaixado, chute fraco e soco forte simultaneamente, e Hadouken, você terá um pequeno combo de 4 hits.
Isso era mais utilizado com personagens como Ryu, Ken e Guile, proporcionando boas estratégias em desafios. Porém, vale lembrar que muitas pessoas, lá atrás, não tinham ideia de que essa mecânica existia na versão para fliperamas — que, infelizmente, não apareceu no Super Nintendo.
Aliás, vale mencionar que a franquia apresentou outra mecânica envolvendo combos em Street Fighter Alpha 2. Neste game, há uma teoria mencionando que ele favorece os perdedores no segundo round, e você pode descobrir um pouco sobre o assunto em uma notícia que publicamos aqui no Voxel há algum tempo!