Submarino desaparecido usava controle de videogame
Embarcação de turismo levava visitantes aos destroços do Titanic
Neste último domingo (18), um submarino de turismo que realizava uma expedição até os destroços do Titanic desapareceu com cinco pessoas a bordo. Em reportagem realizada pela CBS no ano passado, foi revelada a informação de que a embarcação era controlada através de um controle de videogame que custa cerca de R$ 275.
Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!
O controle, que foi mostrado com algumas modificações em reportagens sobre o submarino antes da tragédia, é um Logitech G F710 para PC, que pode ser encontrado na Amazon pelo valor de R$ 275.
Veja no vídeo abaixo, a tripulação mostrando o controle para guiar o submarino desaparecido:
Y’all please watch this. It’s a CBS story that aired a while back about that submarine that is now missing. The creators of that missing submarine are DEEPLY unserious. pic.twitter.com/B6JriITyZj
— Marie, MSN, APRN, FNP-C (@FnpMarieOH) June 19, 2023
Vale lembrar de que os problemas com o submarino ainda são desconhecidos e que não é possível afirmar que o controle teve relação com o acidente. No entanto, o componente parece bastante improvisado e chamou a atenção da reportagem da CBS na época.
O submersível ainda contava com três monitores que apresentavam informações sobre a navegação e sonar, apenas um botão e um banheiro improvisado. Além disso - e de ser controlado por um controle de videogame - ele tinha feito apenas uma visita ao oceano.
O veículo pode chegar a 4 mil metros de profundidade, sendo que os restos do Titanic estão a cerca de 3.800m no fundo do Atlântico. O passeio para conhecer o que restou do Titanic começou a ser realizado pela empresa em 2021.
As equipes de resgate continuam em busca pelo submarino desaparecido, que normalmente possui cerca de quatro dias de suprimento de oxigênio para uma tripulação de cinco pessoas, conforme relatado pela Guarda Costeira dos EUA.