Avell realiza parceria com evento de dança e tecnologia
O VFXRio acontece na Casa Firjan, Rio de Janeiro, nos dias 7 e 8 de setembro
A Avell e Nvidia anunciaram uma parceria para o VFXRio, evento internacional dedicado à dança e tecnologia que acontece na Casa Firjan, Rio de Janeiro, nos dias 7 e 8 de setembro.
O evento contará com workshops, palestras e performances digitais com foco no futuro da dança. Serão dois dias de programação que vão explorar a interseção entre dança e tecnologia, envolvendo acadêmicos e segmentos da indústria de audiovisual, jogos eletrônicos e dança, com a participação de especialistas nacionais e internacionais e com o apoio internacional da Swissnex e da Cie Gilles Jobin, além do suporte da Avell com seu notebook equipado com uma GeForce RTX da Nvidia.
A abertura fica por conta de Gilles Jobin, coreógrafo suíço fundador da Cie Gilles Jobin, que traz ao Brasil pela primeira vez o espetáculo COSMOGONY, performance digital ao vivo em tempo real de dança com artistas fisicamente no #Studios44MocapLab em Genebra se exibindo no VFXRIO.
Os movimentos são capturados na Suíça, divididos em ‘bits’ digitais e enviados instantaneamente através do ciberespaço em tempo real, para uma plateia real localizada a milhares de quilômetros de distância.
A peça está atualmente em turnê internacional sem viajar (#tourwithouttraveling) e já foi exibida ao vivo em 10 cidades, 8 países em 3 continentes, chegando a vencer o prêmio de inovação tecnológica no Festival Filmgate Miami 2022.
"COSMOGONY vai ser a primeira performance em tempo real com realidade aumentada conectando o Brasil e a Suíça. Um evento catalisador que amplia nossa forma de viver a arte e a dança, impactando de forma visceral a narrativa", comentou Matteo Moriconi, diretor do VFXRIO e Presidente da Associação Brasileira de Tecnologia Visual.
De acordo com Emerson Salomão, fundador e CEO da Avell, a tecnologia portátil do notebook Avell é poderosa o suficiente para trabalhar com as projeções do evento.
"O computador da Avell com a placa da NVIDIA, vai possibilitar a projeção dos dançarinos em tempo real com seus avatares e ambientes virtuais para dentro do auditório da Casa Firjan. Um feito que é possível com tecnologia portátil de alta performance da Avell, especialmente criada para designers e artistas digitais que trabalham com tecnologias emergentes de VFX", disse ele.
Além de Gilles Jobin, o VFXRIO conta com a participação de grandes nomes da dança e da tecnologia, propondo uma ampla discussão sobre o futuro da dança no Brasil e no mundo.
O evento presencial será na Casa Firjan, Rio de Janeiro, e o cadastro ao público será realizado exclusivamente online via o site da VFXRIO. O evento é presencial e está sujeito à lotação. A participação é gratuita, mas as vagas são limitadas e restritas a maiores de 16 anos.