Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

TecToy quer deixar nostalgia dos anos 80 e 90 para trás e crescer com novos produtos

Ainda associada aos brinquedos conhecidos por quem tem hoje mais de 40 anos, empresa aposta no setor de automação do varejo para ganhar fôlego financeiro

16 set 2022 - 06h47
(atualizado às 09h33)
Compartilhar
Exibir comentários

Com imagem associada à nostalgia de quem foi criança ou adolescente nos anos 1980 e 1990 - com brinquedos como Pense Bem (um clássico que ela mesma criou) e Atari (que passou a fabricar mais recentemente) -, a TecToy não quer mais ficar presa ao apelo do passado somente. E isso quer dizer que a companhia poderá deixar os brinquedos e games em segundo plano, mas sem abandoná-los. Perto de completar 35 anos, a empresa pretende apostar em novos segmentos, como a automação de varejo. Entre os produtos que ela quer produzir estão os totens de autoatendimento cada vez mais populares nas grandes redes do País.

O presidente da TecToy, Valdeni Rodrigues, escalado há três anos para redirecionar os rumos da companhia, vê as chances de "virada" com otimismo - e garante que o crescimento atual tem aprovado que a decisão foi acertada. "Não tivemos uma mudança de foco, mas uma diversificação do negócio. A própria TecToy não se sustentava mais a base dos videogames", afirma o executivo.

Isso não quer dizer que essa linha de entretenimento não siga relevante para a empresa. Em Manaus, local para onde foi atraída por benefícios fiscais e onde hoje mantém sua única fábrica, a TecToy produz mais de 200 mil consoles por ano - todos de marcas com apelo "vintage", como Atari, Master System e Mega Drive. O executivo conta que muitos clientes, preocupados em ver seus produtores de estimação desaparecerem do mercado, indagaram a TecToy sobre a nova estratégia de crescimento voltada ao fornecimento de produtos para outras empresas.

TecToy fecha fábrica e São Paulo dois anos após a inauguração

Cerca de 200 trabalhadores foram demitidos; empresa ficou famosa por fabricar brinquedos como o Pense Bem

  • Atari será relançado no Brasil com 101 jogos na memória

    Com o nome de Flashback 7, o clássico console já pode ser encontrado em lojas do País por R$ 500

Dá para deixar o passado para trás?

Para o fundador da consultoria da marcas iN, Fábio Milnitzky, é evidente que a marca TecToy possui em uma parte do público uma "percepção associada a uma esfera emocional e ao território de games". "A origem e originalidade da marca estão nesse universo, mas a associação é mais indireta no que se refere a tecnologia e inovação", diz.

Por isso, ainda é difícil dizer se a companhia terá um lugar ao sol no setor de internet das coisas (IoT). Tudo vai depender, diz o especialista, da flexibilidade em abraçar novos públicos e necessidades. "O desafio é uma marca que se espelha no passado, com apelo retrô, se sustentar em IoT e automação, que são muito associadas à inovação e ao futuro."

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade