Tipos de gabinete: é melhor ATX, Micro ATX, Mini ITX ou DTX?
Confira o comparativo entre os tipos de gabinete e decida o melhor para você que está montando um PC do zero
Se você está passando pelo processo de montar um PC do zero, com toda certeza teve dúvidas sobre os tipos de gabinete disponíveis e qual seria o melhor para o dia a dia. Esta escolha é feita de acordo com a placa-mãe que você quer comprar, mas saiba que o valor disponível para comprar e seu gosto pessoal também vão influenciar bastante na decisão.
Para lhe ajudar nisso, reunimos todas as informações neste post. Confira agora mesmo!
Tower Case
Ideal para quem possui espaço e não se incomoda em ter um setup com maior tamanho, as Tower Cases são os modelos mais tradicionais que encontramos no mercado. Além de serem mais acessíveis, a parte interna deste tipo de gabinete é maior, o que permite que o calor seja colocado para fora com maior assertividade.
Em média, as Tower Cases medem de 50 a 55 centímetros. Outro detalhe importante é que ao optar por esta variante de gabinete, você deve utilizar um modelo de placa-mãe ATX, que mede 12 x 9,6 polegadas. Este modelo também permite a inserção de até 7 slots de armazenamento, até 4 pentes de memória RAM e 2 placas de vídeos dedicadas.
Este é ideal para quem gostaria de colocar espelhos, iluminação led e fazer o uso de coolers de água. Quer elevar o poder de processamento ao máximo? Vale a pena considerar a compra deste modelo.
Modelos de Tower Cases também são ótimos para que placas-mãe do modelo EATX sejam inseridas. Além de permitir até duas CPUs rodando ao mesmo tempo, os donos podem instalar entre 6 a 8 pentes de memória RAM e até 3 placas de vídeo dedicadas. As medidas destas variantes chegam a 12 x 13 polegadas.
Mid-Tower cases
Se você prefere um PC que não seja nem muito grande, nem muito pequeno, vale a pena optar por um gabinete Mid-Tower case. Com o tamanho médio de 45 centímetros de altura, estes modelos alocam as placas-mãe Micro ATX, que possuem dimensões de 9.6 x 9.6 polegadas. Na prática, estes modelos possuem compatibilidade para até 4 discos de armazenamento, 4 pentes de memória RAM e 3 placas de vídeo.
Como são menores, será necessário colocar menos coolers neste gabinete, assim como você poderá inserir até 4 discos de armazenamento interno e outros 4 discos de memória RAM e 3 placas de vídeo dedicadas.
É uma opção interessante para quem deseja levar o gabinete com maior facilidade, já que muitos modelos possuem alça de transporte. Ainda assim, considere seu uso para saber se esta é a melhor opção.
Gabinete para placas-mãe Mini ITX
Este modelo é ideal para quem está pensando em montar um mini PC mais compacto, já que mede, em média, apenas 18 centímetros de altura e, como o nome indica, é ideal para as placas-mãe do tipo Mini ITX, que medem apenas 9.0 x 7.5 polegadas. Como você vê na imagem acima, o visual é semelhante aos consoles de última geração.
Estes tipos de gabinetes geralmente suportam até 2 pentes de memória RAM, uma placa de vídeo dedicada e apenas um slot de armazenamento. É importante lembrar que isso está mais conectado com a compatibilidade da placa-mãe do que com o compartimento.
Gabinetes DTX
Você pode não conhecer, mas este modelo existe e deve ser considerado na hora de montar um PC. Um pouco menos frequente de se encontrar no mercado de tecnologia, as placas-mãe DTX foram introduzidas pela AMD no mercado em 2007 e seguem a infraestrutura dos modelos ATX.
Com suporte para dois slots de armazenamento, elas medem 203 × 170 mm e são de código aberto. Pode ser um pouco difícil encontrar gabinetes para este tipo de placa-mãe, pois elas possuem tamanho menor que a ATX e mais espaço para armazenamento do que as Mini ITX. Mas existem modelos de gabinetes Tower Case compatíveis com estes produtos.
Entre tantos tipos de gabinetes, qual o melhor?
A resposta para esta pergunta é: depende. Isso porque apesar dos tamanhos diferentes, as placas-mãe disponíveis no mercado entregam a mesma potência para seus usuários. Com isso em mente: dois são os fatores que irão influenciar na sua escolha: poder de investimento e gosto pessoal.
Os modelos de Tower Case são mais tradicionais e por este motivo, são mais baratos e podem ser encontrados no mercado com maior facilidade. Apesar de terem mais entradas e permitir melhores upgrades a longo prazo, é importante lembrar que estes gabinetes são os maiores disponíveis, o que pode exigir que você tenha espaço de sobra para fazer a instalação.
As Mid-Tower cases são menores e permitem uma melhor mobilidade, mas em compensação, acaba “forçando” os usuários a perder recursos extras que poderiam elevar a potência do PC. Gabinetes para placas-mãe Mini ITX são extremamente fáceis de levar de um lado para o outro, mas aqui, você tem ainda menos acesso a estas funcionalidades extras.
De todas as formas, vale a pena conversar com pessoas que possuem tamanhos diferentes de gabinetes para saber como o uso acontece na prática e assim consiga tomar a melhor decisão.
E você, o que achou das nossas sugestões? Conta pra gente nos comentários!