Total War Saga: Troy ganha feras lendárias com expansão
Expansão Mythos adiciona nova camada de fantasia ao jogo de estratégia
Um dos mais recentes capítulos da diversificada série Total War, Troy dividiu opiniões entre os fãs com sua abordagem pé no chão sobre a mitologia grega. Agora, com a expansão Mythos, o jogo deixa o realismo de lado e abraça o fantástico - e o resultado é muito bom.
Enquanto no jogo base seres mitológicos como harpias e minotauros são retratados como unidades humanas com trajes e comportamentos baseados nessas feras, como lanceiros usando penas de pássaros ou soldados grandalhões com crânios bovinos como capacete, em Mythos os montros das lendas são exatamente isso, monstros. São três: Cérbero, a Hidra de Lerna e um Arquigrifo, meio-águia e meio-leão vitaminado.
Estes monstros podem ser recrutados como comandantes pelo jogador na nova campanha mitológica deste DLC, e cada um tem suas próprias estruturas, mecânicas e unidades. Antes de trazer um deles para seu exército, é claro, é preciso derrotá-lo em batalha.
Expedições mitológicas
Talvez o elemento mais interessante da expansão seja o sistema de expedições míticas: são mini-campanhas, ou odisséias, para ficar no tema helênico, em que o jogador envia seus soldados para caçar uma das feras lendárias. Tudo acontece em texto e funciona muito bem - o formato de aventura em texto se encaixa no estilo de jogo de Total War Saga.
Nessas expedições o jogador viaja por terras exóticas e precisa fazer escolhas difíceis para recrutar os monstros, antes de encará-los em uma batalha final. Cada um tem seu próprio terreno, como os portões do Hades em que se enfrenta Cérbero, e dominar esses campos de batalha é desafiador e dá uma boa diversidade para quem já viu tudo o que Troy oferece.
Só é possível recrutar uma das três criaturas lendárias por campanha, então escolha bem ou jogue tudo de novo para decidir qual será mais adequada ao seu exército. Esse momento é apenas o começo da aventura.
Monstros lendários
Cada um dos monstros controla unidades diferentes, por isso a escolha de qual deles recrutar vai ter um grande impacto no resto da campanha.
Cérbero controla as Sombras, servos do Hades, e elas custam almas, recurso adquirido com as habilidades pós-batalha do cachorrão infernal. Ele também consegue invocar um pilar de fogo para imolar os oponentes.
Já as mecânicas do Arquigrifo incluem escolhas envolvendo o monstro lendário e seus rivais, os ciclopes (ou Arimaspoi, como são chamados). O grifo pode bater as asas e arremessar inimigos longe, entre outros poderes. Como em um RPG, esses heróis/monstros podem ser aprimorados conforme ganham experiência vencendo batalhas, e se tornam tão poderosas quanto os mitos sobre elas.
Outra coisa legal de Mythos é que a DLC muda as unidades já existentes no jogo, abandonando aquela ideia de Total War Saga: Troy sobre "verdade por trás dos mitos": O minotauro não é um sujeito fortão com um crânio na cabeça, mas uma fera meio-homem e meio-touro, como se espera. Os ciclopes são gigantes de um olho só. Hárpias voam por ilhas enigmáticas e monstros marinhos podem ser vistos nas águas do Mar Egeu.
Não é a mesma coisa que um Age of Mythology, mas também não é só uma versão repaginada de Total War: Warhammer. A Creative Assembly Sofia conseguiu trazer ao jogo aquele clima de "sword & sandals" que faltava: seus poucos monstros lendários são imponentes e se destacam no campo de batalha. E por ser uma campanha separada, ela não afeta diretamente a experiência de quem quer curtir a lendária Guerra de Troia do jogo original.
O game de estratégia Total War Saga: Troy está disponível para PC, via Steam e Epic Games Store.