Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Uncharted: Fora do Mapa é "cinema pipoca" de qualidade

Longa com Tom Holland leva para a telona as aventuras do caçador de tesouros do PlayStation

13 fev 2022 - 12h16
(atualizado às 12h17)
Compartilhar
Exibir comentários
Uncharted: Fora do Mapa é adaptação dos games do PlayStation
Uncharted: Fora do Mapa é adaptação dos games do PlayStation
Foto: Sony Pictures / Divulgação

Uma das franquias mais divertidas dos consoles PlayStation, Uncharted foi o escolhido para desbravar um novo território para a Sony: as adaptações dos seus jogos para o cinema. O Game On assistiu Uncharted: Fora do Mapa e podemos afirmar que a escolha foi acertada.

Estrelado por Tom Holland e Mark Wahlberg nos papeis dos caçadores de tesouros Nathan Drake e Victor Sullivan, o filme funciona como uma história de origem para a dupla, metidos em sua primeira aventura juntos, a busca pelo ouro perdido de Fernão de Magalhães.

Caçadores de Aventuras

Drake é um jovem órfão vigarista que sonha em encontrar grandes tesouros: ele e o irmão Sam, desaparecido desde a infância, acreditam ser descendentes de Sir Fancis Drake, navegador e corsário britânico. Com "sangue pirata" nas veias, Natham sonha em viajar pelo mundo e conquistar fama e fortuna, enquanto faz pequenos roubos nas ruas de Nova York. Sully é um ladrão profissional com grandes ambições e está na pista de um tesouro valioso. Ele se interessa por Drake não só pelas habilidades do rapaz, mas por conhecimentos que nem o jovem desconfia possuir. 

Juntos, eles decidem roubar um artefato valioso em um museu, o que desperta a ira do milionário espanhol Moncada (Antonio Banderas, que está no filme a passeio) e da rival de Sullivan, Braddock (Tati Gabrielle). Se Banderas não convence como o vilão malvado e ambicioso, Gabrielle faz de Braddock uma ótima adição ao elenco. Sua personagem é inédita na franquia e funciona muito bem, seja como uma vilã ao estilo "007" ou até, quem sabe, uma personagem dos videogames no futuro.

A trama funciona exatamente como se espera de um filme de "caça ao tesouro", seja um "Indiana Jones" ou um "A Lenda do Tesouro": os personagens viajam pelo mundo visitando lugares fantásticos e ruínas ancestrais, resolvem quebra-cabeças enquanto armadilhas quase tomam suas vidas, lutam com bandidos e por aí vai. Além da dupla de ladrões, o filme também traz Chloe Frazer (Sophia Ali), conhecida nos jogos como uma antiga namorada de Drake, outra ladra profissional.

A relação entre Nathan Drake, Sully e Chloe, com um tentando passar a perna no outro até que alguma confiança se estabeleça, é o que mantém o interesse do público na história, que vamos combinar, nunca precisou ser das mais sofisticadas para funcionar.

Entre as reviravoltas, traições e tramoias dos ladrões, a aventura não para: desde a já famosa cena de Drake caindo do avião, reprodução bem feita de uma passagem icônica dos games, até a batalha em galeões voadores vista no trailer de lançamento do filme, há várias passagens de ação bem divertidas e boas lutas com um Tom Holland mais atrapalhado do que os fãs do Homem-Aranha estão acostumados - mas condizente com o jeitão de Drake nos games!

Drake (Holland) e Chloe (Ali) exploram catacumbas
Drake (Holland) e Chloe (Ali) exploram catacumbas
Foto: Sony Pictures / Divulgação

Para os fãs dos games, Uncharted: Fora do Mapa tem o cuidado de não "ofender" o canon da série: há referências discretas à produtora Naughty Dog e easter eggs de tesouros vistos nos jogos, mas o filme não tenta reescrever as aventuras de Nathan Drake. Há até uma boa cena com Nolan North, o ator que interpreta o aventureiro nos videogames!

Muitas passagens do filme remetem ao "estilo de jogo" de Uncharted, com os personagens se pendurando em plataformas, lutas em lugares perigosos e inesperados, puzzles e assim por diante. Às vezes é preciso desligar um pouco a descrença, como em qualquer bom filme mais "pipoca", em nome do entretenimento.

Escolha acertada

Santiago Moncada (Banderas) quer recuperar o ouro perdido de sua família
Santiago Moncada (Banderas) quer recuperar o ouro perdido de sua família
Foto: Sony Pictures / Divulgação

No começo desta crítica, apontei que Uncharted foi uma escolha acertada para o cinema, antes de outras franquias como God of War ou Horizon. Por ser uma série de aventura e caça ao tesouro, seu universo é cheio de "histórias não contadas", que surgem em conversas entre os personagens nos jogos. Assim como nunca vimos todas as aventuras de Indiana Jones nos filmes, Uncharted tem muito espaço para ser preenchido e a primeira aventura de Nathan e Sully era uma delas.

Fora do Mapa é uma história introdutória, que apresenta cada um dos personagens e suas motivações de forma clara e depois leva o espectador em uma montanha-russa de ação e aventura. Para quem não conhece nada dos jogos, é garantia de diversão e totalmente compreensível. Como era de se esperar, o longa deixa margem para uma continuação e, junto com os filmes do Sonic, mostra a força de uma nova geração de adaptações de jogos para a telona.

Uncharted: Fora do Mapa estreia nos cinemas brasileiros em 17 de fevereiro.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade